Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura dá início à campanha de combate ao abuso e exploração infantojuvenil e trabalho infantil

Publicidade

O momento para cair na folia chegou, e ao som das famosas marchinhas de Carnaval, a Prefeitura de Manaus deu início à campanha municipal de Combate ao Abuso, à Exploração de Crianças e Adolescentes e ao Trabalho Infantil. O lançamento aconteceu no parque Cidade da Criança, bairro Aleixo, zona Centro-Sul.

A campanha institucional é coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Fundo Manaus Solidária, além do Juizado da Infância e da Juventude, Conselhos Tutelares e sociedade civil.

Publicidade

“Todos nós estamos aqui para proteger as nossas crianças, elas não devem ser tratadas como objeto. Nesse Carnaval nós somos os heróis e por isso levantamos a bandeira da família, que é o alicerce para a construção de um novo futuro. Denuncie! E assim podemos salvar mais vidas”, declarou a titular da Semasc, Conceição Sampaio.

A programação do evento contou com apresentações de fanfarras, brincadeiras e a animação das crianças e idosos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

“O fundo é parceiro da Semasc em todas as ações envolvendo crianças e adolescentes. Essa é uma preocupação da Prefeitura de Manaus, que investe nessa área, pois entendemos que a criança precisa de proteção e fazemos parte dessa rede de proteção garantindo direitos”, destacou a vice-presidente do Fundo Manaus Solidária, Mônica Santaella.

Com a proposta de oferecer um Carnaval seguro para o público infantojuvenil, as ações estarão presentes em 12 bandas e blocos de Ruas, além dos dois dias de desfiles das escolas de samba, no Sambódromo, na zona Centro-Oeste.

“O Conselho Tutelar é a primeira porta a ser batida quando se constatam violações de direitos envolvendo crianças e adolescentes. Nessas datas estamos renovando o compromisso com a infância e a adolescência, mas é importante lembrar que a sociedade também faz parte desse papel, denunciando”, destacou o coordenador dos conselheiros tutelares, Francisco Amaral.

Atuação

Os servidores estarão sensibilizando e orientando os foliões, durante todo o período da campanha, sobre a exploração sexual e trabalho infantil, proibição da venda de bebida alcoólica e cigarro para menores de 18 anos, além de divulgar os números dos disques-denúncias municipal e nacional.

Para o pequeno Mateus Luan, 11 anos, a campanha traz uma mensagem muito importante. “Para a criança que é vítima de abuso, essa ação faz com que ela tenha forças para denunciar e se livrar desse crime. Por isso é importante que todas as crianças sejam protegidas”, disse.

Dados

Em 2019, o Disque-Denúncia da Semasc, recebeu 183 registros de exploração do trabalho infantil, 49 denúncias de abuso sexual e 6 de exploração sexual. Por isso, a participação do folião é de suma importância. Ao presenciar qualquer violação de direitos contra crianças e adolescentes durante os eventos, o mesmo pode ser comunicado pelo 0800-092-1407 (Disque-Denúncia), 0800-092-6644 (Disque-Direitos Humanos), Disque 100 (Nacional) ou procurar a equipe da Semasc durante os eventos.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionados para workshop ‘Insta Expert’

elayne

Análise de projetos de licenciamento tem redução média de até 50% nos prazos

elayne

Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano analisa 150 processos de licenciamento e 84% são deferidos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais