Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Prefeitura de Manaus abre a ‘Semana da Literatura Amazonense’ na rede de ensino

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a solenidade de abertura da “Semana da Literatura Amazonense”, nesta segunda-feira, 3/4, na quadra da escola municipal Professora Antônia Pereira da Silva, no bairro Santa Etelvina, zona Norte. A programação ocorre em toda a rede de ensino e envolve alunos das modalidades da educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Na oportunidade, os alunos vão participar de atividades pedagógicas sobre a temática como exposições de livros, concursos de poesias, gincanas, feiras culturais, palestras, homenagens aos escritores amazonenses, além de outras ações que estimulem professores e alunos à pesquisa da literatura no Amazonas. 

Publicidade

A coordenadora do Programa de Apoio às Bibliotecas Escolares da Semed, Elizabeth Melo, destacou a importância da semana, mas principalmente o trabalho desenvolvido, em toda rede municipal, sobre a temática com diversas atividades pedagógicas. 

“Nós temos uma variedade de escritores amazonenses, na qual é importante que os alunos, professores e servidores da educação conheçam, porque é uma ação que está no currículo escolar da Semed. O prefeito David Almeida e também a secretaria Dulce Almeida dão todo apoio que precisamos para levarmos aos nossos alunos um aprendizado sobre os nossos escritores e assim incentivarmos a leitura”, explicou. 

Homenagem

Com várias obras publicadas da literatura infantojuvenil, a escritora Leyla Leong foi uma das homenageadas. Para ela, a leitura é um aprendizado sem precedentes, já conhecendo o trabalho feito na escola Antônia Pereira.         

“Esta escola é um exemplo de valorização da arte. Não é a primeira vez que venho aqui, não é a primeira vez que vejo a produção artística desta escola, dando muita importância à literatura, porque você lendo, produzindo literatura, se interessando pelas letras, além de ficar mais sensível como pessoa, passa a colaborar para o progresso do mundo com suas ideias e suas proposições. Parabenizo a Prefeitura de Manaus e a Semed pela programação anual, a qual só tenho a agradecer por ter sido homenageada e convidada. Os alunos dramatizaram meus livros e isso aproxima mais o aluno do escritor”, disse. 

Aprendizado

Acostumado a ler gibis, o aluno do 8º ano matutino, Alessandro Lincoln Ferreira, 13 anos, participou de toda a programação e gostou muito de saber sobre a história de alguns escritores da literatura local. 

“A literatura é muito importante para todos os alunos, principalmente na questão de conhecer certas coisas de nossa cultura e diversas outras em geral. Acho isso extremamente importante, a gente conhecer a literatura tanto de nosso país, quanto da nossa região. Quando estou lendo parece que vou entrar na história. É um aprendizado muito bom para nós sobre a nossa cultura de conhecermos a região”, completou.

As atividades nas unidades de ensino vão até esta quarta-feira, 5/4, Vale ressaltar que este é um evento instituído pela lei municipal nº 882, de 19 de setembro de 2005, regulamentada pelo decreto n° 8.438, de 08 de maio de 2006.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed

Publicidade

Leia mais

Sisu: prazo para inscrição na lista de espera acaba dia 4 de julho

elayne

Sesc Amazonas oferece 50 vagas para EAD EJA 

elayne

‘Aula em Casa’ alcança mais 22 municípios do Amazonas com transmissão na televisão aberta

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais