Conexão Amazônica
DESTAQUEEDUCAÇÃO

Prefeitura de Manaus alcança a marca de 10,2 mil vagas em creches municipais

Publicidade

Como parte da série da reestruturação e construção de novas unidades educacionais, a Prefeitura de Manaus vai entregar, no próximo mês, mais duas creches municipais no bairro Vila Buriti, na zona Sul, e no conjunto Viver Melhor, na zona Norte da cidade. Com a inauguração, o chefe do Executivo municipal, David Almeida, destacou, durante entrevista na rádio Cidade FM na manhã desta quinta-feira, 23/5, que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) passa a contar com mais de 10 mil vagas ofertadas em creches, um crescimento acima dos 100%, comparado às gestões anteriores.

Durante a entrevista, o prefeito explicou ainda que, em 16 anos, foram criadas 5.100 vagas de creche, e hoje, com novas estruturas, a Prefeitura de Manaus tem a oferta de 10.208 vagas.

Publicidade

“Em 16 anos, foram criadas 5.100 vagas de creche. Em dois anos e meio, nós criamos mais 5.108 vagas. Hoje, a prefeitura tem a oferta de 10.208 vagas de creche. Inclusive, no mês de junho, eu entrego mais duas creches na Vila Buriti e no Viver Melhor. Com isso, a gente se consolida como a prefeitura que mais ofertou vagas de creche na história da cidade de Manaus”, disse Almeida.

Além das grandes obras e reformas, ações integradas, ampliação de vagas na educação infantil, programas e projetos para a acessibilidade e a inclusão social, assim como a valorização do corpo escolar, a Semed pretende ampliar o atendimento à rede municipal de ensino, com a oferta de 4.800 vagas; construir 40 salas de aula nas 20 creches municipais; implementar o sistema de automação na gestão escolar; fazer a progressão de 1.500 profissionais da educação, além de construir em alvenaria as escolas municipais da zona rural que ainda são de madeira.

“Eu tenho a consciência de que é preciso fazer muito mais, porque a demanda é muito maior. Mas se fizermos um comparativo de 16 anos, com o que encontramos quando chegamos e com o que estamos oferecendo para a cidade, a gente avançou bastante”, complementou o prefeito.

Saneamento básico

Na oportunidade, o chefe do Executivo municipal também destacou a expansão do serviço de esgotamento sanitário, o qual tem como objetivo ultrapassar a meta de 30%, o índice de cobertura do serviço para a capital amazonense.

“Quando assumimos a prefeitura, nós tínhamos a cobertura de 16% na cidade, hoje nós já estamos com 29%. A gente chega até o final deste ano de 2024 com aproximadamente 34%, quase 35% na cidade, com cobertura de esgoto. Então, nós estamos dobrando aquilo que nós recebemos, mas a gente antecipou metas com relação à questão do saneamento básico e esgoto para que a empresa possa cumprir, e nos próximos anos, a gente chega aí com uma condição de mais de 60% da cidade com cobertura de água e esgoto”, disse Almeida.

’Nosso Centro’

A reabilitação do Centro Histórico de Manaus também foi lembrada pelo prefeito, que destacou duas das construções que já foram entregues neste ano, dentro do programa “Nosso Centro”: o mirante Lúcia Almeida e o largo de São Vicente. Além dessas estruturas, também estão prontos para inaugurar o casarão Thiago de Mello e o píer turístico Manaus 355, uma estrutura de porte gigante para atender o trade turístico.

“Com esses trabalhos, essas intervenções, a gente resgata a autoestima dos moradores do Centro e da cidade, no local onde ela iniciou. São investimentos que dão uma nova cara para a nossa cidade. Estamos devolvendo um belo cartão-postal para Manaus com esse investimento”, reforçou o prefeito.

Texto – Beathriz Torres/Semcom

Fotos – Arquivo/Semcom

Publicidade

Leia mais

Aulas da rede municipal iniciam de forma remota em Manaus

elayne

Veja o poder das soft skills: chave para sucesso profissional na atualidade

elayne

Projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo oferece aulas gratuitas de balé para crianças

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais