Conexão Amazônica
CULTURA

Prefeitura de Manaus alinha plano tático operacional do 65° Festival Folclórico do Amazonas

Publicidade

Prefeitura de Manaus se reuniu, na tarde desta quarta-feira, 24/5, no Centro de Cooperação da Cidade José Pereira Filho, na zona Centro-Sul, com representantes das secretarias que compõem o caderno de encargos da matriz de responsabilidade integrada dos grandes eventos na cidade, para alinhar a organização e planejamento tático operacional do 65° Festival Folclórico do Amazonas, que tem início no dia 11/6.

A matriz integrada dos grandes eventos é coordenada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) e o Centro de Cooperação da Cidade (CCC). Ela conta com a participação de 14 serviços municipais: saúde, vigilância sanitária, atendimento móvel de urgência, organização de trânsito, transporte público, assistência social, conselho tutelar, segurança, monitoramento eletrônico, cultura, comunicação, limpeza, infraestrutura, feiras e mercados.

Publicidade

O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, destaca que o apoio da matriz integrada é o que garante o sucesso dos grandes eventos na cidade e a geração de postos de trabalho. “Ninguém faz nada sozinho e o apoio das secretarias municipais é imprescindível para o êxito do evento, que vai movimentar toda a cadeia produtiva da cidade. No local, além das apresentações dos grupos folclóricos, teremos parques gastronômicos e de diversões, além de artesanatos. E não podemos esquecer dos preparativos para essa grande festa, que começa nas comunidades com a confecção das indumentárias e alegorias”, disse.

O festival será realizado no Centro Cultural Povos da Amazônia (antiga bola da Suframa), no período de 11 a 25 de junho, das 19h às 23h. A expectativa é atrair um público de mais de 100 mil pessoas em 15 dias de festival.

Os representantes dos órgãos municipais que estiveram presentes no CCC, puderam conhecer o projeto do evento, que este ano conta com uma atração nacional, o cantor JM Puxado e banda. Dentre os principais eixos de coordenação do evento, o destaque vai para comunicação, saúde, segurança, trânsito, limpeza e monitoramento.

Nesta sexta-feira, 26, às 11h, as secretarias que compõem a matriz integrada farão uma visita in loco na área do evento para definir as rotas de saída de segurança, disposição dos serviços públicos, concentração e dispersão dos grupos folclóricos.

Histórico

Desde 1957, o Festival Folclórico do Amazonas reúne as manifestações folclóricas presentes nos bairros de Manaus e tem a participação especial dos bois Garanhão, Brilhante e Corre-Campo.

O festival inicialmente acontecia no centro de Manaus, onde hoje está localizado o Colégio Militar. Após 1979, com a instalação do colégio, ele foi realizado no parque Amazonense, no estádio da Colina e no antigo estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão.

Mas foi na praça Francisco Pereira da Silva, mais conhecida como “bola da Suframa”, que o evento ganhou força e se tornou ainda mais conhecido na cidade. Mais tarde foi criado o Centro Cultural Povos da Amazônia, que abriga a festa por muitos anos.

Texto – Emanuelle Baires / Manauscult 

Fotos – Oliveira Júnior / Manauscult 

Publicidade

Leia mais

Comissão Especial discute ações emergenciais de apoio aos trabalhadores da música

elayne

Prefeitura divulga 2ª edição do ‘Manaus Adventure’ na maior feira de pesca esportiva da América Latina

elayne

Restaurantes Inovam em Manaus com “Cardápio Pet Friendly”

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais