Conexão Amazônica
CULTURA

Prefeitura de Manaus anuncia recorde de inscrições para a eleição dos novos  conselheiros do Concultura

Publicidade

 

Prefeitura de Manaus, via Comissão Eleitoral do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), anunciou os números da primeira fase do certame e sobre as inscrições que foram recorde de procura para à eleição dos novos conselheiros do órgão cultural, no biênio 2021/2023, em encontro realizado no Palácio Rio Branco, Centro Histórico de Manaus, na sexta-feira, 6/8.

Os inscritos nos oito segmentos artísticos e culturais, totalizaram 1.380 eleitores e 54 candidatos a uma vaga no órgão consultivo de cultura da Prefeitura de Manaus. Além disso, houve oito vagas preenchidas pelas secretarias municipais representantes do poder público, anunciou o presidente da comissão eleitoral e vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, que informou também sobre a lista de nomes dos candidatos e eleitores a ser publicada no Diário Oficial do Município (DOM). 

Publicidade

Batista, que é vice do presidente Tenório Telles, justificou a grande procura de candidatos e eleitores como fruto do trabalho relevante da atual gestão.

“Quase triplicamos o número de inscritos, comprovando assim a credibilidade e visibilidade que o Conselho de Cultura tem na gestão do prefeito David Almeida”, afirmou. 

Batista explicou que, além de tornar o processo eleitoral totalmente on-line, o edital foi simplificado e melhorado, para aumentar o interesse e garantir a lisura do pleito.

“Criamos a possibilidade de eleitores e candidatos comprovarem suas carreiras por portfólio, além das declarações feitas por entidades representativas”, explicou.

“Tudo seguindo a orientação do prefeito David Almeida, de desburocratizar e tornar a cultura uma pasta, que faça a diferença nas vidas dos milhares de artistas e trabalhadores da indústria cultural e criativa de Manaus”, ressaltou Batista.

Ele destacou que entre as ações que marcaram o conselho atual estão os programas de resgate da cultura ancestral com a criação da “Aldeia da Memória Indígena”, cursos de formação continuada aos artistas, prêmios literários com recorde de inscritos, e pontua que o maior desafio vai ser mesmo a reformulação da Lei de Incentivo à Cultura que, finalmente, vai fazer o Fundo Municipal de Cultura (FMC) funcionar de fato, apoiando e fomentando os artistas e as artes. 

Próximas etapas

A próxima etapa, antes da eleição, será cumprir o prazo de recursos dos candidatos e eleitores desaprovados na inscrição por inconsistências, até o dia 11/8, pelo e-mail planejamento.concultura@gmail.com.  

A eleição está agendada para acontecer no dia 2 de setembro, das 9h às 17h, na sede do Concultura, localizada no Palácio Rio Branco, praça Dom Pedro II, Centro Histórico de Manaus. Até o momento, concorrem às vagas por segmento: artes visuais (3 candidatos), audiovisual (2 candidatos), cultura étnica (2 candidatos), cultura popular (6 candidatos), dança (5 candidatos), literatura (2 candidatos), música (11 candidatos) e teatro e circo (2 candidatos).

Texto – Cristóvão Nonato / Concultura

Fotos – Marinho Ramos / Semcom

Publicidade

Leia mais

Espaços culturais permanecem fechados em precaução ao novo coronavírus

elayne

Prefeito David Almeida realiza lançamento da 2ª edição do ‘Natal das Águas’

elayne

Opereta amazonense recebe 8 indicações ao Prêmio Cenym de Teatro Nacional

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais