Conexão Amazônica
DESTAQUEEVENTO

Prefeitura de Manaus apoia evento de combate ao crime de LGBTfobia

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), apoiou, nesta sexta-feira, 17/5, o evento de combate ao crime de LGBTfobia realizado na praça da Saudade, no Centro da capital amazonense. 

A ação, que integra as celebrações do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado em 17 de maio, reuniu centenas de pessoas em um dia repleto de atividades voltadas para a conscientização e promoção dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+.

Publicidade

“Apoiar eventos como este é fundamental para promover uma sociedade mais justa e igualitária. A Prefeitura de Manaus reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e com a luta contra qualquer forma de discriminação”, destacou o diretor de Cultura da Manauscult, Wallace Almeida. 

Presente no evento, o professor Elton Santa Brigida, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), acrescentou que a prefeitura é a instância mais acessível para a organização e cobrança de políticas públicas pela sociedade civil. 

“Este apoio é um marco histórico. O poder municipal, como primeira instância de organização territorial, facilita a articulação de políticas públicas e o diálogo com a sociedade civil. É mais acessível dialogar com a prefeitura do que com o governo federal”, concluiu.

A programação contou com uma ampla estrutura disponibilizada pela prefeitura, que incluiu serviços de palco, sonorização, iluminação e banheiros químicos, permitindo a realização de apresentações culturais, palestras e rodas de conversa que abordaram temas como a importância da inclusão e o combate ao preconceito. Além disso, aproximadamente 20 expositores participaram com a comercialização de comidas, bebidas, brechós e acessórios queer

Garantindo uma renda extra, a jovem Thalyne Adrielle, administradora e empreendedora da loja Dona Bicha e fundadora do Coletivo Empregay, mencionou a estrutura fornecida pela prefeitura como uma oportunidade para a comunidade que trabalha com economia criativa e solidária. 

“O evento é uma oportunidade excelente para a comunidade LGBTQIAPN+ vender seus produtos e mostrar nossa potência no mercado de Manaus”, agradeceu a jovem. 

Para compreender: histórico e sigla 

O Dia Internacional de Combate à LGBTfobia é celebrado mundialmente no dia 17 de maio, em memória à decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS), que em 1990 retirou a homossexualidade da lista do Código Internacional de Doenças (CID). 

O acrônimo LGBTQIAPN+ representa a diversidade de identidades de gênero e orientações sexuais na comunidade LGBTQ+. Cada letra corresponde a uma identidade específica, como lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais e não binários, com o sinal de adição (+) indicando inclusão de outras identidades. Este acrônimo é amplamente utilizado em diversos contextos, incluindo movimentos de direitos humanos, pesquisas acadêmicas e instituições públicas.

Texto e fotos – Samira El kebbe/Manauscult 

Publicidade

Leia mais

Manauara Shopping e Amanda Beauty Center arrecadam cabelos para mulheres na luta contra câncer

Daly Ruiz

Brasil derrota EUA e avança à 2ª fase do Mundial de Handebol masculino

elayne

Instituto abre inscrições para olimpíada mirim de matemática

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais