A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, nesta semana, os serviços de manutenção de drenagem profunda na travessa Canaã, no bairro Novo Israel, zona Norte. O trecho sofreu afundamento de 1,5 metro e comprometeu o tráfego de veículos.
Três linhas de ônibus tiveram que mudar o itinerário devido à deterioração na via. Após solicitação de moradores, as equipes do Distrito de Obras do Novo Israel iniciaram os trabalhos de forma emergencial.
As equipes identificaram o rompimento de tubos antigos da rede de drenagem. “Por isso, estamos substituindo a antiga tubulação por três novos tubos de concreto armado de 0,40 milímetros”, explicou o engenheiro e fiscal da obra, Raidel Azevedo.
O engenheiro constatou que os tubos não recebiam manutenção há, pelo menos, 10 anos. “Estavam desgastados e não aguentaram a pressão da chuva. Viabilizamos a troca da tubulação e fizemos o reaterro da área. O serviço será finalizado nos próximos dias com a aplicação de massa asfáltica, conforme determina o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Júnior”, ressaltou.
A travessa Canaã, no bairro Novo Israel, é uma via de fluxo intenso de veículos de grande porte, como carretas, caminhões, e ônibus articulados, que também contribuíram para o afundamento da via. A Prefeitura de Manaus segue trabalhando na área, para dar fluidez e segurança ao tráfego de veículos, melhorando a qualidade de vida da população manauara.
Texto – Rayana Coutinho / Seminf
Fotos – Divulgação / Seminf