Em caráter emergencial, nesta quarta-feira, 11/1, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou os serviços de recuperação de uma rede de drenagem rompida na rua São Francisco, no conjunto Riacho Doce, bairro Cidade Nova, zona Norte.
De acordo com o engenheiro da Seminf, responsável pela obra, Érico Braga, o problema tem várias causas, que vão desde as construções irregulares na área ao acúmulo de lixo na tubulação da rede de drenagem, que é muito antiga e desgastada.
“A situação é delicada e complexa pelas questões geográficas e a existência de construções irregulares na área, exigindo que todo serviço seja realizado de forma manual. Essa tubulação está comprometida pelo acúmulo de muito lixo doméstico, associado à falta de manutenção. A rede de drenagem não recebia reparos há uns 10 anos, e a caixa coletora estava totalmente destruída. Nossas equipes foram acionadas de forma emergencial e aqui estamos realizando a limpeza, manutenção da rede de drenagem e reconstrução da caixa coletora na área”, explicou Érico.
Dez servidores atuam de maneira manual e de forma muito delicada, uma vez que a área não oferece acesso às máquinas. As aduelas em concreto estão sendo recuperadas, os tubos passando pelo serviço de desobstrução e uma nova caixa coletora de águas pluviais sendo construída.
O conjunto de serviços de infraestrutura irá proporcionar aos moradores a segurança da vazão correta das águas das chuvas, acabando com as inundações e transtornos na área.
Segundo o engenheiro, as obras de recuperação de drenagens profundas têm sido prioridade na administração do prefeito David Almeida, sobretudo nesses equipamentos que se desgastaram em virtude do tempo e da falta de manutenção nas gestões passadas.
Texto – Valesca Martins / Seminf
Fotos – Divulgação / Seminf