A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta quarta-feira, 9/8, uma operação de fiscalização de veículos pesados na avenida Mário Ypiranga, zona Centro-Sul da cidade, onde quatro veículos foram autuados por descumprirem as regras de circulação exigidas pela Zona Máxima de Restrição de Horários.
“O objetivo da fiscalização é garantir a segurança de todos que transitam pelas vias de Manaus, como nos determinou o prefeito David Almeida. Veículos pesados que não seguem as normas de trânsito podem apresentar um risco significativo para outros motoristas e pedestres por estarem transitando fora do horário permitido pelo órgão de trânsito”, explicou o vice-presidente de trânsito do IMMU, Edson Lêda.
Os veículos autuados estavam circulando fora do horário permitido pela regulamentação criada pela prefeitura, devido ao peso e dimensão das carretas. Os agentes verificaram documentos, como licenciamento e autorização de transporte, além de checagem das condições de segurança dos caminhões.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na carteira de habilitação, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo.
Zona Máxima de Restrição
De acordo com as regras da Prefeitura de Manaus, os veículos com até 16 toneladas podem circular das 6h às 9h. Já os caminhões com até oito toneladas podem circular das 9h às 20h. A Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC) inclui, além da avenida Mário Ypiranga, as avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Maceió, Umberto Calderaro e trechos de mais dez ruas do Centro.
As empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados, caso precisem transitar no horário não permitido, devem solicitar a Autorização Especial de Trânsito (AET), o documento permite o tráfego de caminhões nas áreas de restrição de circulação.
O documento é expedido no setor de Atendimento do IMMU, na avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul, das 8h às 14h. Os argumentos apresentados serão analisados pela diretoria de Engenharia, que poderá acatar ou não o pedido. O documento tem prazo de validade e deve ser renovado após expirar a autorização de circulação.
— — —
Texto e fotos – Divulgação / IMMU