Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura de Manaus beneficia migrantes e refugiadas com ação do ‘Outubro Rosa’ na zona Sul

Publicidade

Prefeitura de Manaus beneficiou mulheres migrantes e refugiadas, na manhã desta quinta-feira, 27/10, com uma ação educativa da campanha “Outubro Rosa”, no Centro de Apoio e Referência a Refugiados e Migrantes (Care), no bairro Cachoeirinha, zona Sul. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aproveitou o encontro para vincular as mulheres às unidades básicas mais próximas de suas residências.

A ação foi promovida pela Semsa, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), em meio às estratégias de fortalecimento da promoção à saúde desse público, que tem o intuito de facilitar o acesso dessas populações ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicidade

“Nosso objetivo aqui é chamar a atenção dessas mulheres sobre o cuidado e as formas de prevenção ao câncer, promovendo a educação em saúde, e também indicando os serviços que a secretaria oferece a elas, como consultas médicas e de enfermagem, exames de preventivo e mamografia, entre outros”, disse a chefe da Divisão de Promoção da Equidade às Populações Vulneráveis da Semsa, Ana Mádria.

A coordenadora do Care, Vanessa Souza, informou que cerca de cem mulheres participaram da ação. O projeto é desenvolvido em Manaus em parceria com a Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para refugiados (Acnur), disponibilizando serviços de ajuda humanitária e acolhimento a essa população.

“É muito importante essa troca de informações que a Semsa vem proporcionar em relação ao atendimento dessas mulheres na rede municipal de saúde, principalmente aquelas que procuram uma mamografia ou preventivo. Muitas delas são recém-chegadas na capital e não sabem onde buscar esse tipo de apoio, além de entender que elas têm direito a esse tipo de assistência”, informou.

A estudante Maryelin Rodriguez veio da Venezuela para Manaus há cerca de um ano, com o esposo e a filha, e elogiou a ação da Semsa.

“Está sendo muito legal. Entendo como buscar tudo de saúde e pouco a pouco vou fazendo meus exames, o preventivo, essas coisas que são importantes para prevenção da mulher aos cânceres”, afirmou.

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Elienai Emanuel / Semsa

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus divulga 229 novas progressões para servidores do magistério

elayne

Alunos de escola da zona rural participam da ‘Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas’

elayne

Clientes com consumo de até 220 kWh incluídos na Tarifa Social estão isentos do pagamento da conta de energia por 90 dias

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais