Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura de Manaus capacita gestores e assessores das Divisões Distritais para o programa ‘Educação e Família’

Publicidade

Com objetivo de passar orientações sobre as ações do programa “Educação e Família”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 28/2, um encontro de capacitação com gestores e assessores das verbas federais, das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs), no auditório da secretaria, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. A reunião contou com a presença de educadores das 136 unidades de ensino incluídas no programa, que beneficia aproximadamente 104.406 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

O “Educação e Família”, criado em 2020, faz parte do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que é uma iniciativa da Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC). E a principal finalidade é fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante.

Publicidade

Segundo o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, o encontro é fundamental para que todos possam ter mais conhecimento sobre a iniciativa e possam transmiti-las aos pais e alunos

“Toda essa parceria que a gente desenvolve entre a secretaria e o gestor na escola, é justamente para fomentar toda a importância do suporte, que a Dage, enquanto divisão, orienta sobre todos os programas federais. Essa capacitação é para dar toda a orientação, todo o suporte que as escolas precisam na adesão destes planos”, salientou.

Com adesão ao programa este ano, a escola municipal Siria Mamed Amed Chagas, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, vai atender aproximadamente 345 alunos do 6º ano. Para a gestora Marilena Gazel, este trabalho é fundamental para unir escola e comunidade.

“É um projeto bem inovador em nossa secretaria. A gente acredita que vai ser uma parceria de sucesso entre a Semed, escola e a comunidade, porque é importante trazer a comunidade para dentro da escola, pois quem ganha com isso são os alunos. A gente sempre trabalhou desta forma, e é importante essa ligação para fazer um projeto promissor”, completou.

Com total de 25 unidades de ensino, a Divisão Distrital Leste (DDZ) Leste 1 participou da reunião. De acordo com a assessora de Verbas Federais, Graciete Camargo, a divisão realiza uma ação de alinhamento com as unidades de ensino para o programa alcançar os objetivos.

“Nós fazemos todo assessoramento, no que diz respeito à documentação. Muitas vezes vamos in loco, porque eles têm um plano para executar. Eles recebem uma verba, e já colocam no plano seu destino. O objetivo é trabalhar com os alunos na coordenação de um professor, trazendo a família para a escola. Nossa expectativa é alcançar 90% dessa ação, quando fazemos uma reunião específica com os diretores que recebem esse programa”, disse.

— — —

– Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos/ Semed

Publicidade

Leia mais

ECA, 34 anos: proteção digital de crianças é principal desafio

elayne

Consumo de gás natural no Amazonas bate recorde histórico em julho

elayne

Jovem é obrigada a cavar a própria cova antes de ser morta em SC

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais