Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura de Manaus conclui estudo que vai aprimorar política de saúde bucal

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), concluiu o levantamento de dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal Brasil (SB-Brasil), referentes ao período de 2021-2022. O levantamento de informações, que em Manaus contemplou 1.400 participantes, é um passo essencial para mostrar o perfil epidemiológico da saúde bucal da população na capital.

Pesquisa nacional realizada pelo Ministério da Saúde em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a SB-Brasil tem o objetivo de aperfeiçoar as políticas públicas na área da saúde bucal a partir do diagnóstico das principais demandas da população. Na capital, que foi uma das 12 cidades amazonenses selecionadas para compor o estudo, a pesquisa iniciou em março de 2022 e foi concluída em julho de 2023.

Publicidade

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, parabeniza o esforço das equipes para a viabilização do estudo, que é essencial para orientar as ações de saúde a serem realizadas pela Semsa. “Em Manaus, tivemos 11 equipes formadas por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Técnicos ou Auxiliares em Saúde Bucal (TSB/ASB) e Cirurgiões-Dentistas (CD), que fizeram e analisaram a coleta de informações. Foi um esforço concentrado para realizar um bom levantamento”, salienta.

Pesquisa

A coleta de dados investigou problemas bucais como: cáries, necessidade de próteses dentárias, doenças periodontais, condições de oclusão e traumatismo dentário, dentre outros, nas idades-índices de 5 e 12 anos e nos outros grupos etários 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos.

A gerente de Saúde Bucal da Semsa, Cláudia da Silva Carvalho, explica que o levantamento foi realizado em 35 setores censitários das zonas geográficas Norte, Sul, Leste e Oeste. A primeira etapa do trabalho foi feita pelos ACSs, que fizeram o contato inicial com os moradores.

“A partir desse primeiro contato com os moradores e com o consentimento deles, os ACSs coletaram informações como nome completo, endereço e telefone para contato. Após esse encontro, uma nova visita foi realizada para que o exame epidemiológico da cavidade bucal fosse realizado. Esse exame possibilitou a identificação das demandas prioritárias da população”, assinalou.

A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal do Brasil tem por objetivo orientar ações de promoção, prevenção, recuperação, manutenção e reabilitação da saúde bucal dos brasileiros, reafirmando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto SB Brasil 2020 foi um levantamento epidemiológico de base nacional, que integra a estratégia de vigilância em saúde, com o objetivo de analisar a situação da população brasileira com relação à cárie dentária, às doenças da gengiva, necessidades de próteses dentais, condições da oclusão (mordida) e ocorrência de dor de dente, dentre outros aspectos.

“Essas informações são fundamentais para o planejamento de ações de prevenção e tratamento por parte dos municípios e também pelo Ministério da Saúde. Esses dados fundamentam uma base importante para a vigilância da Saúde Bucal”, assinala a cirurgiã-dentista Shirley Passos, técnica da Gerência de Saúde Bucal da Semsa.

— — — 

 Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

Agentes da Força Nacional começam a chegar a Mossoró

elayne

Ageman e IMMU atuam em área de rompimento de rede de água no bairro Cachoeirinha

elayne

11 desenhos de crianças indefesas que indicam que elas sofreram abuso sexual

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais