Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura de Manaus dá início à implantação de prontuário eletrônico na maternidade Moura Tapajóz

Publicidade

Com o objetivo de modernizar e aperfeiçoar o atendimento oferecido à população na maternidade  Moura Tapajóz (MMT), localizada no bairro Compensa, zona Oeste, a Prefeitura de Manaus iniciou nesta quarta-feira, 18/8, treinamento dos servidores da unidade para a utilização do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), um software em que todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas. A ferramenta é do Sistema e-SUS Atenção Básica, do Ministério da Saúde (MS).

O treinamento segue até a sexta-feira, 21, nos períodos da manhã, tarde e noite, e está sendo ministrado por equipe do Núcleo de Monitoramento e Avaliação (Numoa), do Distrito de Saúde Oeste, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os profissionais serão divididos em três turmas: profissionais de nível superior, técnicos de enfermagem e assistentes de administração.

Publicidade

Segundo informações do MS, o PEC tem como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento ao cidadão, realizado pelos profissionais de saúde. É uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo ministério em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.

Segundo a enfermeira Valéria Almeida, do Serviço de Arquivo Médico Estatístico (Same), da MMT, a implantação do prontuário eletrônico trará muitos benefícios à unidade.

“O PEC nos permitirá um acesso mais rápido às informações de saúde e às intervenções realizadas em cada paciente. Isso vai acarretar melhoria na efetividade do cuidado e ainda uma possível redução de custos por meio da otimização dos recursos. Também será muito mais fácil o processo de envio de informações ao Ministério da Saúde, o que é essencial para a qualificação dos sistemas de informações”, avaliou a enfermeira.

Inicialmente serão capacitados os servidores do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis), do Serviço de Planejamento Reprodutivo, dos Serviços Ambulatorial e de Seguimento de Recém-Nascido de Alto Risco.

A expectativa é que no mês de setembro o prontuário já esteja em pleno funcionamento na maternidade municipal.

Texto – Marcella Normando / Semsa

Foto – João Viana / Arquivo Semcom

Publicidade

Leia mais

Sine Manaus oferece 158 vagas de emprego nesta quinta-feira, 24/2

elayne

Acidente entre carros e caminhão deixa trânsito lento na Av. Cosme Ferreira em Manaus

elayne

Criança cardiopata precisa de doação de sangue para realizar cirurgia em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais