Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura de Manaus destaca a importância da mulher no desenvolvimento do agronegócio durante o ‘Divas do Agro’

Publicidade


Com o objetivo de fomentar as discussões sobre a importância da atuação feminina no desenvolvimento do agronegócio, seus desafios e conquistas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), vai realizar a primeira edição do encontro “Divas do Agro”, na próxima sexta-feira, 22/7, das 8h às 17h, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM).

O evento acontecerá no Sebrae Aleixo, localizado na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona Centro-Sul, e vai reunir agricultoras familiares, artesãs, pescadoras, técnicas das ciências agrárias e outras mulheres cujas ações são voltadas para o empreendedorismo rural.

Publicidade

A previsão é que 250 mulheres do agronegócio participem do encontro. Caravanas de municípios da região metropolitana de Manaus também devem marcar presença no evento, que vai contar com exposição e comercialização de produtos das empreendedoras participantes, como artesanato, hortifrúti, doces, biocosméticos, biojoias, entre outras produções.

“Queremos envolver o maior número possível de mulheres do setor primário de Manaus, para, juntos, discutirmos o protagonismo feminino não só no agronegócio, mas também destacar as artesãs e pequenas produtoras rurais em uma conversa importante sobre a relação dessas mulheres com a cidade e com as inúmeras faces do empreendedorismo rural. A Semacc já fechou a participação de cinco caravanas, inclusive de polos ribeirinhos da agricultura familiar e temos certeza que a participação feminina no evento vai ser grande”, destacou o secretário da Semacc, Wanderson Costa.

Luciana Dias, formada em gestão ambiental e estudante de agroecologia, mora há 8 anos no ramal do Brasileirinho, onde produz mel de abelhas sem ferrão. Para ela, o evento “Divas do Agro” vai possibilitar mais visibilidade, destaque e troca de experiências para a mulher do agronegócio.

“A gente pretende trazer novos conhecimentos, novas experiências, para poder trazer para cá, porque a gente tem o papel também de disseminar esse conhecimento aqui na comunidade. Não queremos só crescer, a gente quer que a comunidade em geral, principalmente as mulheres em torno de nós, cresça, porque acredito que isso fortalece a todos”, afirmou a empreendedora rural.

Já Geralda Fernandes, produtora rural do ramal do Brasileirinho, afirma que a mulher vem conquistando papel de destaque em todas as áreas de atuação.

“A mulher está se destacando cada vez mais em qualquer papel que ela atue. Aqui a gente cria peixe, porcos, temos hortaliças, e no ‘Divas do Agro’ vamos buscar mais conhecimentos, para produzir e vender mais, mostrando que a mulher também é muito capaz”, enfatizou a produtora.

— — —

 – Dalva Andrade / Semacc

Foto – Gildo Smith / Semacc

Publicidade

Leia mais

Prefeitura autua mais de 50 motoristas por uso irregular de vagas especiais na zona Centro-Sul de Manaus

elayne

Mega-Sena deste sábado tem prêmio estimado em R$ 35 milhões

elayne

Serasa disponibiliza dicionário ‘Falando Dinheirês’ para incentivar educação financeira

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais