O diagnóstico precoce do câncer de mama e a linha de cuidado voltada à doença na rede pública foram discutidos em webconferência com servidores de saúde da Prefeitura de Manaus, na tarde desta quarta-feira, 18/10. Parte da série “Diálogos na Atenção Primária à Saúde”, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a conferência on-line foi voltada a profissionais de saúde, dentro da programação da campanha “Outubro Rosa” de conscientização sobre o câncer mamário.
Trazendo o tema “Diagnóstico precoce: linha de cuidado do câncer de mama”, o encontro virtual teve a participação da chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, Lúcia Freitas, e do mastologista intervencionista do Serviço de Diagnóstico da Mama (SDM) da Policlínica Castelo Branco, Luciano Brandão. A mediação ficou a cargo da técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Gerda Costa.
No encontro, Lúcia falou sobre a linha de cuidado do câncer de mama, que corresponde ao fluxo assistencial relacionado à doença no Sistema Único de Saúde (SUS), englobando ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.
“Ela permeia desde a captação da mulher para a realização de exame da mama até o encaminhamento para o ponto de atenção na rede de saúde”, informou ela, durante o encontro, transmitido da sede da Escola Pública de Saúde (Esap) da Semsa Manaus.
Conforme Lúcia, dependendo do resultado de um exame, clínico ou de imagem, as usuárias podem seguir em acompanhamento na rede de atenção básica ou ser encaminhadas ao SDM, à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), ou ainda para cirurgia de lesões benignas em unidade da atenção especializada. Nesse sentido, ela apontou, o encontro buscou orientar os profissionais de saúde para um encaminhamento adequado de usuárias dentro da linha de cuidado do câncer mamário.
“Queremos dar ferramentas aos nossos profissionais para que, além dos exames clínicos, solicitação de mamografias e ações de educação em saúde, eles possam encaminhar a mulher de forma correta para o diagnóstico precoce”, assinalou.
Tratando da linha de cuidado do câncer de mama, Luciano Brandão destacou a atuação do SDM, inaugurado pela Prefeitura de Manaus há um ano e meio.
“O SDM é hoje uma realidade, e temos atendido 100% das mulheres que nos procuram com necessidade de procedimentos e diagnóstico de biópsias”, afirmou.
Segundo o mastologista, o serviço é acionado nos casos de exames de mama, clínicos e/ou de imagem, apresentando alterações que apontam a necessidade de biópsia. “O SDM oferece, com rapidez, acesso a métodos de biópsia, principalmente por ultrassom para que a mulher, dependendo do resultado, possa continuar com o tratamento”.
Luciano ressaltou que o acesso ao SDM é facilitado dentro do nível primário de assistência. “Nele, tanto enfermeiros quanto médicos podem encaminhar para biópsia qualquer resultado de mamografia ou ultrassom de classificação Bi-Rads 4 ou 5, que são categorias que demonstram suspeita e merecem ser investigadas”, disse o médico.
A nova edição dos “Diálogos na Atenção Primária à Saúde” foi realizada como parte da agenda do “Outubro Rosa” da Semsa. Os encontros virtuais são voltados a médicos, enfermeiros e outros profissionais da rede pública de saúde, com a proposta de aprimorar a qualidade dos serviços de saúde na esfera municipal.
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa