Conexão Amazônica
SAÚDE

Prefeitura de Manaus disponibiliza dez pontos de vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 17/12

Publicidade

Prefeitura de Manaus avança no enfrentamento à Covid-19, disponibilizando, neste sábado, 17/12, dez pontos de vacinação em todas as zonas geográficas da capital, no horário de 8h às 12h. Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem tomar a primeira, segunda, terceira, quarta e quinta doses, conforme grupos e intervalos recomendados pelo Ministério da Saúde. Os endereços das unidades que ofertarão o imunizante podem ser conferidos no link: http://bit.ly/localvacinacovid19 ,  no site semsa.manaus.am.gov.br  e pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, destaca o resultado de mais de 5 milhões de doses aplicadas, registrado na última quarta-feira, 14/12, e reforça o compromisso do prefeito David Almeida em avançar com a vacinação, criando estratégias para facilitar a vida dos usuários que durante a semana estão ocupados com as obrigações do trabalho.

Publicidade

“Durante a semana, a rotina é de muita correria, mas aos sábados as pessoas têm mais facilidade para se organizar e se cuidar. E tomar a vacina é um cuidado muito importante para controlar o coronavírus e evitar as formas graves da doença. Continuamos lembrando o quanto é fundamental tomar as doses de reforço e, para quem ainda não iniciou seu esquema vacinal, o recado é priorizar essa tarefa”, destaca.

Shádia assinala que as unidades disponíveis no sábado são referência para crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes, adultos e idosos. Mas explica que para o segmento de crianças com idades de seis meses a menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias), com comorbidades, a vacinação pode ser realizada exclusivamente em quatro unidades de saúde:  UBS Áugias Gadelha, na zona Norte; UBS José Rayol dos Santos, na zona Centro-Sul; UBS Deodato de Miranda Leão, na zona Oeste; e UBS Alfredo Campos, na zona Leste.

Para receber a vacina, o usuário precisa apresentar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional de Saúde e o cartão de vacina.

Dados do Sistema Municipal de Vacinação (SMV) desta sexta-feira,16, pela manhã, indicavam que da população vacinável da capital, estimada em 2.112,740 de pessoas, 89,68% já haviam tomado a primeira dose e 79% haviam completado o esquema vacinal inicial, com as duas doses.

Por outro lado, o número de usuários em atraso com a terceira dose era de 624.651, enquanto 476.725 pessoas estavam em atraso com a quarta dose.

Shádia Fraxe avalia que embora haja avanços significativos na maior campanha de vacinação operacionalizada pela Semsa, o desafio continua. Uma das frentes de trabalho das equipes está concentrada em chamar a população para tomar as doses de reforço.

“Não podemos brincar com a saúde, como todo vírus, o da Covid é ‘inteligente’ e passa por mutações e a vacina é uma barreira que impede a manifestação dos efeitos graves dessa infecção, que é bom lembrar, pode levar à morte. Precisamos estar vigilantes e tomar as doses de reforço”, alerta a secretária Shádia Fraxe. 

Para conferir seu esquema vacinal, a população pode consultar a plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br) e clicar no quadro “Consultar minhas doses” e, em seguida, digitar o número do CPF.

Além de disponibilizar informações sobre as doses recebidas, o Imuniza Manaus, também fornece o certificado de vacinação, número de doses aplicadas e outras informações sobre as estratégias de enfrentamento da Covid na capital.

Confira os pontos de vacinação de sábado:

Zona Norte

Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul

USF Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova I (a partir de seis meses de idade)

USF Balbina Mestrinho – Rua Major Silvério J. Nery, nº 170, Núcleo 3, Cidade Nova        

USF Maj PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina     

Zona Sul

USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores (a partir de seis meses de idade)

Zona Leste

USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi (a partir de seis meses de idade)

USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário

USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves 

Zona Oeste

USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória (a partir de seis meses de idade)

USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa I

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Elienai Emanuel / Semsa

Publicidade

Leia mais

Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte

elayne

Setembro Verde: HPS João Lúcio realiza simpósio sobre doação de órgãos e tecidos para transplante

elayne

Manaus tem 5,5% de profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais