realizam treinamento para combate à poluição sonora
De janeiro de 2021 a agosto de 2023, a Prefeitura de Manaus recebeu mais de 4,2 mil denúncias relacionadas à poluição sonora. E, para reforçar o combate a esse problema ambiental, a gestão municipal e a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) realizaram, na quarta-feira, 13/9, um treinamento para o uso de sonômetro em atividades que utilizam som.
O treinamento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e contou com técnicos do órgão municipal, além de peritos e investigadores da Dema, da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
De acordo com o secretário da Semmas, Antonio Stroski, o treinamento vem fortalecer ainda mais o combate a esse problema ambiental.
“Do total de denúncias até agosto deste ano, 82% foram atendidas e constatadas pelas equipes de fiscalização da Semmas. Essa problemática tem sido discutida há décadas, estando presente, inclusive, na Constituição Federal, tratada pela Lei nº 6.938/81, onde é considerada como “degradação da qualidade ambiental”. Por isso que se faz necessário esse tipo de treinamento, quanto mais técnicos capacitados, mais o nosso raio de ação cresce”, disse Stroski.
A diretora do Departamento de Fiscalização da Semmas, Susy Pinheiro, informou que a Dema recebeu dois novos sonômetros e que o treinamento serviu para ambos os órgãos. “Já utilizamos o sonômetro há algum tempo, o que nos capacitou para treinar outros órgãos que passarão a usar esse instrumento, que é primordial para combater a poluição sonora”, destacou Susy.
Parceria
A Prefeitura de Manaus vem realizando operações específicas para o enfrentamento da poluição sonora na cidade. Com o recebimento das denúncias, as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) vão às ruas para fiscalizar e orientar a população sobre esse problema.
“Não é um trabalho fácil. Muitas das vezes a gente se depara com cenários hostis, por isso que a parceria com a Semseg é de extrema importância. O que a gente percebe, quando vamos averiguar as denúncias, é que os envolvidos fazem grandes investimentos nos eventos, nos ambientes, mas esquecem o principal, que é se licenciar ou cuidar da acústica do local”, disse Susy.
Denúncias
A Semmas disponibiliza um número de WhatsApp para denúncias, que é o 98842-2161 ou o e-mail: defis.semmas@gmail.com.
Texto – Divulgação/Semmas
Fotos – Cristhiany Vidal/Semmas