A Prefeitura de Manaus, por intermédio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), recebeu, nesta terça-feira, dia 26/9, a visita da Defesa Civil do Estado do Amazonas para conhecer parte do setor operacional da Defesa Civil Municipal, que funciona dentro da estrutura da Superintendência Municipal, no cruzamento das avenidas Ephigênio Salles e Umberto Calderaro Filho, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
O motivo da visita é para o treinamento e capacitação dos profissionais da Defesa Civil Municipal por meio do curso básico operacional de Defesa Civil, oferecido pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por intermédio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de outubro deste ano.
A visita da Defesa Civil do Estado do Amazonas na Superintendência Municipal foi conduzida pelo gerente de Projetos Especiais do CCC, Mário Henrique Silva, que enfatizou como superimportante essa aproximação entre as esferas municipal e estadual.
“Receber a Defesa Civil Estadual, na pessoa do tenente André Souza e da sargento Gisely Pereira, representa uma aproximação, um estreitamento de relação e interesse em conhecer os procedimentos da Defesa Civil Municipal que acontecem aqui na sede do CCC. E nada melhor do que essa aproximação começar com o compartilhamento de conhecimentos entre os dois órgãos de proteção e defesa da população. Então, a vinda deles para conhecer a nossa realidade, a nossa rotina, a nossa estrutura e os procedimentos adotados, que funciona aqui no CCC, é essencial para a evolução dessa relação que sempre reflete no bem-estar da população manauara”, destacou o gerente de Projetos Especiais do CCC.
A abertura do curso de capacitação será na sede da Espi, localizada na avenida Compensa, no bairro Vila da Prata, zona Oeste da cidade, que inicia dia 26/10 com a parte teórica. No segundo dia, 27, haverá uma aula prática externa com visita técnica de instrutores e alunos do curso ao Centro de Cooperação da Cidade (CCC). Por fim, no dia 28, a capacitação finaliza com a parte teórica e encerramento do curso na sala de aula da Espi/Semad.
O público-alvo do curso será composto de representantes operacionais das secretarias e órgãos municipais e cidadãos de cada comunidade que, por meio do trabalho voluntário e solidário, contribuem nas ações preventivas em áreas de risco, além de orientar e prestar socorro mais imediato nas situações de calamidade e emergência na capital amazonense.
O chefe de Planejamento do Departamento de Orçamento e Finanças da Defesa Civil do Estado do Amazonas, tenente André Souza, que será o instrutor da capacitação durante os três dias, parabenizou a estrutura da Defesa Civil Municipal. De acordo com ele, a capacitação visa atingir um público-alvo de 35 servidores e líderes comunitários que vivem em áreas de risco.
“Nós vamos abordar um tema extremamente importante que é a gestão de riscos e por isso que viemos aqui no CCC conhecer de perto como funciona todo esse sistema de monitoramento e gerenciamento de crises. Ver que a Prefeitura de Manaus faz um investimento tão relevante nessa área de política nacional de proteção e defesa civil é muito importante da população”, ressaltou o tenente André Souza.
Com relação ao conteúdo programático, os alunos terão acesso a conhecimentos sobre legislações e noções básicas dos procedimentos de plano de contigência (elaboração, validação e operacionalização do Placon), gestão de riscos, sistema S2ID, hexagon, funcionamento da parte operacional da Defesa Civil por meio da integração com os demais órgãos.
— — —
foto – Samira El kebbe / CCC