Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura de Manaus encerra capacitação sobre a nova lei de licitação e contratos para servidores

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), encerrou na tarde desta quinta-feira, 26/1, o curso “Nova Lei de Licitação e Contratos”. Com previsão inicial de 80 vagas, o curso recebeu 126 inscrições e, diante da grande demanda, a Espi/Semad já programa uma nova edição do curso ainda para o primeiro semestre de 2023.

A realização dessa capacitação atendeu a uma indicação da Comissão Municipal de Licitação (CML), diante das mudanças promovidas nos processos de licitações e contratos, pela lei nº 14.133/21, sancionada no dia 1º/4/21, que estabelece as regras para a administração pública no que se refere à aquisição de bens e serviços, realização de obras e procedimentos com alienações ou locações.

Publicidade

“Desde o início, a gestão do prefeito David Almeida vem buscando a modernização dos processos em todas as áreas, não só como forma de conferir mais celeridade nas respostas, mas, acima de tudo, assegurar a legalidade e a transparência nos atos administrativos. Nesse sentido, a preocupação com que os servidores envolvidos com compras e licitações tenham pleno conhecimento da legislação vigente para que possam controlar os recursos públicos da melhor forma”, destacou o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.

O corpo de instrutores do curso foi formado por servidores da prefeitura, de órgãos como a Procuradoria Geral do Município; Unidade Gestora de Compras, integrante da estrutura organizacional da Semad; Controle Interno da Semef; e da Comissão Municipal de Licitação (CML).

“É importante destacar que esse curso foi realizado sem nenhum custo para pagamento dos instrutores. Todos são servidores da prefeitura, comprometidos com a tramitação correta dos processos, sejam os licitatórios ou os de compra, e se dispuseram a compartilhar seus conhecimentos com os demais funcionários que atuam nessa área. É essa união, esse entrosamento preconizado pelo prefeito David Almeida, que resulta em uma gestão de sucesso, com alta aprovação da sociedade”, comentou o diretor-geral da Espi, Júnior Nunes.

O conteúdo programático foi dividido em seis módulos e abordou, entre outros temas, noções gerais sobre modalidades de licitação, incluindo concorrência, pregão, concurso, leilão e diálogo competitivo; critérios de julgamento; contratação direta; controle das contratações; características dos contratos administrativos; catalogação e registro de preços pela Unidade Gestora de Compras Municipais (UGCM); e as fases da licitação.

A nova lei

A lei nº 14.133/21 implementou diversas mudanças no processo licitatório, com o objetivo de tornar a compra e/ou contratação de bens e serviços mais rápida e eficiente. Ela substitui a Lei de Licitações, a Lei do Pregão e o Regime Diferenciado de Contratação, revogando as leis nº 8.666/93, 10.520/02 e 12.462/11.

Dentre as principais mudanças está a queda de algumas modalidades de licitação, como a carta convite e a tomada de preços, e a adição de uma nova modalidade de licitação, o diálogo competitivo. Outro ponto importante na nova lei estabelece que os processos licitatórios passem a ser feitos por meios eletrônicos, em um processo on-line. Essa passa a ser a regra e licitações presenciais viram a exceção.


Texto – Sandra Monteiro / Semad
Fotos – Thelson Souza / Semad

Publicidade

Leia mais

Projeto “Confeitaria em Casa”, do Grupo Queiroz, oferece quatro cursos em setembro

Daly Ruiz

Enchente 2022: Governo monitora chuvas e nível dos rios no Amazonas

elayne

Grupo Info Store inaugura nova loja, voltada para produtos do segmento de eletrodomésticos

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais