Prefeitura de Manaus encerra ‘Semana do Artesanato’ com mais de R$ 29 mil em faturamento aos artesãos


A Semana do Artesanato Manauara, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), encerrou, no último domingo, 20/3, com mais de R$ 29 mil em faturamento aos artesãos.

Os 23 artistas expuseram seus trabalhos durante uma semana no Manauara Shopping, zona Centro-Sul. Cerca de seis mil pessoas passaram pelo espaço para conferir a exposição.

De acordo com o secretário da Semtepi, Radyr Júnior, outras feiras em benefício dos artesãos estão programadas para acontecerem nos próximos meses. A ideia, segundo ele, é gerar renda para os que apresentaram algum tipo de dificuldade financeira ao longo da pandemia de Covid-19.

“O que aconteceu no Shopping Manauara é só o começo. Temos muitas ações voltadas para o fortalecimento do trabalho desses artesãos. Isso aqui é digno de todo o reconhecimento. A nossa expectativa é fazer com que a arte deles esteja cada vez mais em evidência”, completou Radyr.

“Acredito que esse tenha sido um dos melhores eventos que já fizemos. Os artesãos são muito gratos pelo trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Manaus. Ano passado foram quase mil vagas disponibilizadas para esses eventos e a intenção é dobrar esse quantitativo, pois temos uma extensa programação para o restante do ano”, frisou o subsecretário de Assuntos Operacionais da Semtepi, Gustavo Igrejas.

A expositora Cláudia Pinheiro, artesã há cinco anos, participou do programa “Salto: Aceleradora de MEIs”, ano passado, e a partir disso soube da possibilidade de se cadastrar na prefeitura e participar dos eventos de economia solidária e criativa. Atualmente, Cláudia utiliza o artesanato para ajudar crianças em situação de vulnerabilidade social.

“Trabalho com bonecas e artigos de decoração, sou conhecida também devido ao meu trabalho social, cujo objetivo é ajudar as crianças. Nosso ateliê está pronto para ajudar quem necessitar e nós estamos felizes por essa feira, que veio para agregar e valorizar o nosso trabalho. Quero agradecer à Prefeitura de Manaus por essa oportunidade, porque muitos artesãos conseguiram também uma renda extra”, contou.

— — —

 – Jaciara Ferraz / Semtepi

Fotos – Antonio Pereira / Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *