Conexão Amazônica
CIDADES

Prefeitura de Manaus faz operação para liberar calçadas e trazer mais segurança ao trânsito

Publicidade

Retirar sucatas das ruas e calçadas e oferecer um trânsito mais seguro para pedestres e motoristas motivaram a operação “Sucata”, realizada nesta quinta-feira, 20/10, pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Desta vez, o bairro beneficiado com a ação foi o Cidade de Deus, na zona Norte da capital, onde o IMMU removeu cinco veículos “sucatas” que atrapalhavam a passagem de pedestres pela calçada e ainda ofereciam riscos de acidentes de trânsito na avenida Nossa Senhora da Conceição.

A operação contou também com o apoio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e Polícia Militar, por meio da 13ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda, destacou que as operações do IMMU são realizadas de forma rotineira. “Temos que garantir o direito dos pedestres de andar no passeio livre, por isso estamos desobstruindo as calçadas e as vias ao retirar esses veículos em estado de abandono. Principalmente agora que está em vigor a Lei Federal 14.440/2022, que, em seu artigo 279, permite a remoção desses veículos, ainda que não estejam em locais proibidos”, afirmou.

Para o comandante da 13ª Cicom, capitão Sérgio Leão Portela, as operações conjuntas trazem mais resultados à segurança da população.
“Esse trabalho que o IMMU está desempenhando, hoje, com suas equipes, de retirar veículos em estado de abandono, vai facilitar bastante o trabalho da Polícia Militar, porque esses veículos abandonados favorecem a prática de ilícitos, bem como servem de esconderijos para infratores guardar materiais ilícitos para ludibriar suas atividades”, afirmou.

O munícipe que deseja denunciar carros abandonados nas vias, como sucatas ou acidentados, pode ligar para o Disque-Trânsito no número 0800 092 1188. Por meio de denúncias, os agentes farão o deslocamento até o local para averiguar a condição do veículo e tomar as medidas legais cabíveis.


Texto – Álisson Castro/IMMU
Fotos – Sidney Mendonça/IMMU

Publicidade

Leia mais

Implurb lança canal de atendimento técnico para processos, por WhatsApp

elayne

Detran- AM faz mais de 35 mil atendimentos, mesmo com serviço presencial suspenso

elayne

Comunidade Bom Sucesso é beneficiada pelo programa ‘Ilumina ManausRural’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais