Cerca de 500 famílias que vivem nos arredores de um igarapé na travessa Pau Rosa, no bairro Monte das Oliveiras, na zona Norte, começam a ser beneficiadas com a implantação de uma grande rede de drenagem profunda, que irá solucionar o problema de alagamentos no período de chuva. As equipes da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), executam as obras em regime emergencial. Nesta quinta-feira, 17/2, os trabalhos seguem em ritmo acelerado.
A área que sempre sofreu com alagamentos recebe a implantação de 320 metros de extensão de novas tubulações em aduelas amplas e modernas em concreto, solucionando o problema na região.
De acordo com a engenheira Luiza Dutra, fiscal da obra, no local foi feita a escavação e o assentamento das aduelas, formando um corredor para que as águas fluam de forma segura. Em seguida, as equipes vão implantar o aterro, para finalizar os serviços com a terraplanagem e pavimentação da via, evitando assim novos alagamentos.
“Aqui na travessa Pau Rosa, as equipes atuam de forma célere, mas com cautela, já que a obra é de grande extensão, seguindo as determinações do prefeito David Almeida e do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta. Em dias de chuvas, a água do igarapé represava, principalmente por conta do enorme acúmulo de lixo jogado irregularmente, provocando a diminuição da vazão. Com isso, a água invadia as casas dos moradores. Com essa obra de drenagem profunda, vamos evitar que novos alagamentos ocorram no local”, afirmou Dutra.
O trabalho foi solicitado pelos moradores, que há anos pediam uma resposta do poder público. A dona de casa Maria do Socorro, 62, diz que não vê a hora de ter tranquilidade, principalmente durante as fortes chuvas.
“Para mim, isso aqui é uma esperança de não ver mais a minha casa alagada com essa água suja. Quando chove é um desespero para todos nós. Olhando esses trabalhos sendo feitos aqui eu fico feliz, e agradeço à Prefeitura de Manaus por ter atendido ao nosso pedido”, afirmou a moradora.
— — —
– Mariana Rocha / Seminf
Fotos – Márcio Melo / Seminf