A Prefeitura de Manaus iniciou as quartas de final da Copa Zico, nesta terça-feira, 6/12, com os alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed). No total são 16 times, quatro de cada categoria: subs-9, 11, 13 e 15, que representam as Divisões Distritais Zonais (DDZ). A competição acontece no campo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no bairro Japiim, zona Sul, e termina na quarta-feira, 7/12.
Para compor o quarto time de cada categoria, os alunos escreveram uma redação sobre a experiência durante a copa. A melhor foi escolhida e a escola voltou a competir.
“Nós temos aqui um campeão de cada DDZ, e o da redação também. As crianças escreveram tudo o que sentiram durante a primeira etapa da competição. Relatos emocionantes de alunos que nunca tinham pisado em um campo de futebol profissional e tiveram essa experiência pela Copa Zico e isso eles levarão para a vida”, comentou o coordenador local da Copa Zico da Semed, Thiago Nogueira.
No primeiro dia, oito times subs-9 e 11 jogaram e dessa etapa saem quatro times de cada categoria para a semifinal, que será na quinta-feira, 8. De acordo com o coordenador da Copa Zico, Wenderson Silva, esta é a etapa do mata-mata.
“Esta é a última etapa da competição, o famoso mata-mata, quem ganhar vai para a semifinal e daí saem os que disputarão na final, que será no próximo dia 12, tendo a participação do Zico, na Arena da Amazônia”, explicou Wenderson.
No sub-9, as escolas municipais Sérgio Pessoa Figueiredo, João Crisóstomo de Oliveira, Maria Ferreira e Miguel Arraes de Alencar, passaram pela quarta de final e foram classificadas para a semifinal.
Já no sub-11, as escolas Miguel Arraes, Gilberto Rodrigues, Helena Augusto Walcott e a Paulo Graça foram as grandes classificadas. Para o aluno, Smith Bewesm, 9 anos, da escola Sérgio Pessoa figueiredo, um dos segredos foi acreditar que era possível a vitória do time.
“Foi muito difícil, mas conseguimos, agora estamos na semifinal. Eu sonhei com isso. Um dia eu quero ser um grande atacante”, disse o jogador mirim.
Texto – Érica Marinho / Semed
Fotos – Mário Oliveira / Semed