Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura de Manaus inicia projeto de divulgação e valorização dos espaços culturais da cidade

Publicidade

Prefeitura de Manaus inicia projeto de divulgação e valorização dos espaços culturais da cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), iniciou, nesta segunda-feira, 23/1, em suas mídias sociais Instagram e Facebook, a série “Aqui Tem Cultura”, projeto que tem como objetivo a divulgação e a valorização dos equipamentos culturais inscritos no banco de dados de artistas da fundação.

Publicidade

A Cia e Produtora Panorando, com sede no Espaço Flow, localizada na avenida Maneca Marques, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, abre a nova série. Fundada em 2016, a companhia surgiu com a finalidade de integrar egressos de diferentes graduações das artes da cidade, e com o tempo se estabeleceu como produtora de eventos e montagem de espetáculos de dança e teatro.

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, explica que o projeto é uma forma de valorizar e evidenciar os trabalhos dos espaços culturais independentes da capital.

“O que nós estamos fazendo, sem dúvida alguma, é uma inovação, evidenciando e promovendo o trabalho dos equipamentos culturais independentes, inscritos no nosso banco de dados. Importante lembrar que ainda estamos recebendo o cadastro de artistas, produtores, técnicos e demais trabalhadores do setor artístico-cultural até o dia 15 de junho. É a partir desse banco que realizamos a contratação de artistas e serviços para os eventos e projetos da Manauscult”, explicou o presidente.

Panorando

Entre os projetos da Cia e Produtora Panorando, destacam-se as quatro edições do “Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance”, com o qual recebeu uma menção honrosa da Federação de Teatro do Amazonas (Troféu Jurupari). A companhia também foi contemplada, em 2018, no “Prêmio Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc”, da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, com o espetáculo “Sodade”, uma homenagem a cultura nordestina, e que já foi selecionado para participar do Beira Bienal (SP-2021), Amazônia Encena na Rua (PA-2022) e o 30º Festival de Inverno de Garanhuns (PE-2022).

Entre as principais realizações da companhia estão o “EH2N – Encontro de Hip Hop No Norte” e “Arte no EJA/Manaus”. Na produtora constam os espetáculos: In process: curumins (2017), Notas Sobre Ela (2017), 1960: título interino (2018), Jamais Fomos Modernos (2018/2019) e Sodade (2019/atual), com os quais já se apresentou em diferentes estados.

No ano passado, a companhia teve o projeto “Hip Hop Dance Lab” contemplado pelo edital “Manaus Faz Cultura”, do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), e participou também do #SouManaus Passo a Paço, encenando “Sodade” nos palcos Passinho Kids e Museu.

Aulas

A companhia está com inscrições abertas para aulas de balé, baby class, hip-hop, ioga, flexibilidade entre outras modalidades de dança. O “Espaço Flow”, sede da Panorando, onde acontece as aulas regulares, oficinas e apresentações, funciona de domingo a domingo, de 16h às 22h, os valores dos cursos variam de R$ 100 a R$ 150. Mais informações sobre o espaço e as aulas podem ser obtidas pelo telefone (92) 98161-6585.

O diretor da companhia e produtora Panorando, Fábio Moura, conta que o Espaço Flow também pode ser alugado para ensaios de dança e teatro.

“Nós somos companhia e produtora, e hospedamos aqui alguns grupos que ensaiam e que alugam o espaço, por um valor mais acessível. Nós estamos com matrículas abertas para aulas de balé, adulto, baby class, hip-hop, ioga, flexibilidade. No momento, estamos recebendo o grupo de férias, holograma e também estamos na organização da primeira Feira do Flow, uma feira de economia criativa que nós vamos realizar aqui no espaço dia 28 de janeiro a partir das 16h”, disse.

Sodade

O espetáculo “Sodade”, fruto do “Prêmio Manaus Conexões Culturais” de 2018, da Manauscult, encenado em diversos estados do país, recentemente foi vencedor, em primeiro lugar, com a circulação de dança pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), um edital de concorrência nacional.

“Sodade é o nosso quarto espetáculo de dança e ele é muito importante pra nós, ele começou com apoio da Manauscult através do ‘Prêmio Manaus Conexões Culturais’, lá em 2018, que a gente foi premiado pra produção desse espetáculo, e aí a gente produziu e desde então ele se desenvolveu cada vez mais, alcançou muitos voos aqui no Amazonas e fora de Manaus, isso é muito importante pra gente porque ele nos deu e visibilidade e também capacidade pra gente desenvolver o nosso espaço e ver que era importante ter esse lugar pra gente criar”, destacou a coordenadora artística da companhia, Talita Menezes.


Texto – Keize Pedrosa / Manauscult
Fotos – Divulgação / Panorando

Publicidade

Leia mais

Dicas de presentes para o dia dos Pais: descubra modelos de carros elétricos disponíveis em Manaus

elayne

Indígenas prometem seguir lutando por demarcação de terras

elayne

AM participa de debate nacional sobre atuação dos servidores no Ministério Público; precarização do trabalho foi um dos temas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais