Durante o período de carnaval, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai reforçar as ações de prevenção e controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O trabalho será desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também em escolas, feiras, praças, Terminais de Ônibus, além nos locais de apresentação de blocos carnavalescos e no desfile das Escolas de Samba.
A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites Virais da Semsa, Antônia Thayná Silva, explica que a estratégia é alertar a população sobre os riscos para a saúde e intensificar a oferta dos serviços na prevenção e controles das ISTs, que já estão disponíveis na rede municipal.
“A campanha deste ano seguirá a mesma linha de estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, que foca na abordagem da Prevenção Combinada. É uma estratégia que envolve várias medidas de prevenção e de controle das ISTs, desde a distribuição de preservativos até a oferta da testagem rápida para HIV, sífilis e Hepatite B e C”, informa Thayná Silva.
A Prevenção Combinada incorpora, de forma simultânea, outras medidas: Profilaxia Pré-Exposição (PrEP); a Profilaxia Pós-Exposição (PEP); a administração de vacinas contra o vírus HPV e contra a Hepatite B; a prevenção da transmissão vertical, que ocorre quando gestante transmite a infecção para o bebê na gestação, parto e amamentação; o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a redução de danos para usuários de álcool e outras drogas; e educação em saúde.
“No período de carnaval existe a possibilidade de maior exposição às ISTs. A Prevenção Combinada é uma forma de minimizar os riscos de transmissão das ISTs, mas sempre levando em conta a realidade individual, contextos específicos e o momento da vida de cada pessoa, buscando o cuidado integral em saúde”, afirmou Thayná Silva.
ISTs
No ano de 2023, foram notificados aproximadamente 8.000 casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no município de Manaus, excluindo casos em gestantes. Desse total, houve o registro de 3.254 casos de sífilis, 1.339 casos de HIV, 413 casos de Aids, 368 casos de Hepatites (A, B, C e D), 464 casos de síndrome de corrimento uretral masculino e 732 casos de síndrome do corrimento cervical.
“O objetivo da campanha no carnaval é evitar novos casos de ISTs e o uso do preservativo é uma das principais formas para a prevenção. A Semsa disponibiliza, durante o ano todo, o preservativo interno para o uso das mulheres e o preservativo externo para os homens, e vai intensificar a distribuição do insumo no período do carnaval. Além de proteger contra as ISTs, o preservativo também evita a gravidez não planejada”, ressaltou Thayná Silva.
A programação contará com o apoio dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, e de Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
Texto – Eurivânia Galúcio / Decom
Fotos – Divulgação / Semsa