Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura de Manaus intensifica apoio logístico e técnico ao setor primário

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), tem intensificado o apoio logístico e de assistência técnica de extensão rural a produtores do setor primário de Manaus. Nesta semana, a equipe do Departamento de Agricultura e Abastecimento (DAA) da secretaria iniciou visitas técnicas aos avicultores e piscicultores do polo 8, nos ramais do Pau-Rosa e do Brasileirinho, assentamento Tarumã-Mirim, zona Oeste da cidade.

“Ao mesmo tempo que a gente acompanha a forma deles de criar, é possível dar uma orientação técnica, fazer ponderações, com o objetivo sempre de buscar a melhoria da produção. Aproveitamos ainda para fazer um levantamento das necessidades, inclusive, já foi possível identificar várias opções de fomento que a prefeitura, no governo do prefeito David Almeida, pode estar incentivando e apoiando, para que os nossos produtores possam cada vez mais ser assistidos pelo poder público municipal. Nunca se viu uma gestão que olha com tanto carinho assim para a zona rural de Manaus”, explicou a diretora do DAA da Semacc, Meyb Seixas.

Publicidade

Piscicultor há oito anos, Onésimo Costa é um dos beneficiados com a entrega de ração feita pela Semacc, no fim de dezembro de 2021. Ele destacou que seria inviável continuar com a sua produção por conta do alto preço dos insumos, até que a Semacc lhe entregou os sacos com ração. Agora, com o apoio e a assessoria técnica da secretaria, ele explicou que já pensa em aumentar o número de tanques.

“A ajuda que veio da prefeitura, do prefeito David Almeida, nos ajudou muito, incentivou o trabalho para a gente continuar criando nossas matrizes e poder sobreviver, inclusive, com o apoio que estamos recebendo, estou até pensando em fazer mais uns tanques”, garantiu o piscicultor.

Para a Jane Silva, avicultora no ramal do Pau-Rosa, no Tarumã-Mirim, a ajuda da Prefeitura de Manaus, por meio da Semacc, a livrou de um momento difícil. Com mais de mil galinhas em sua propriedade, ela chega a vender quase 970 ovos por mês. “Essa vinda da ração e, agora, da assistência técnica era o que eu mais precisava, a prefeitura veio e me ajudou muito”, declarou a avicultora.

Durante a visita aos produtores do polo 8, a Semacc também garantiu apoio logístico a um produtor de açaí na vicinal Bom Destino. O transporte de 700 mudas do fruto foi uma solicitação do próprio produtor à secretaria. Atuando desde 1999 no polo do Tarumã-Mirim, Luiz Almeida produziu 700 mudas em sua propriedade. Outras 700 mudas, por conta da pandemia, quando ele pegou a Covid-19 e precisou de internação, tiveram de ser produzidas em Manaus. 

“São 700 mudas aqui em Manaus e tem mais 700 mudas que eu deixei prontas lá na propriedade para dar continuidade, para iniciar esse cultivo, que a gente sabe que o açaí hoje é, eu diria que pode ser considerado como o novo ‘ouro negro’ aqui da Amazônia”.

Além do transporte das mudas de açaí, a equipe da Semacc também fez o levantamento da área e prestou assistência técnica sobre o potencial produtivo e sobre o plantio das mudas. Luiz Almeida afirmou que é a primeira vez que recebe esse tipo de apoio do poder público.

“É a primeira vez que eu estou vendo esse trabalho, esse apoio, essa logística. É uma assistência muito importante para o homem do campo”, finalizou o agricultor.

Texto – Dalva Andrade/Semacc

Fotos – Rayner Souza/Semacc

Publicidade

Leia mais

Praça e igarapé do Mestre Chico recebem equipes de limpeza da Prefeitura de Manaus

elayne

Seduc informa que professora da Escola Estadual Sebastião Augusto não faleceu de Covid-19 por conta da volta às aulas

elayne

Prefeitura reforça importância do aleitamento materno na abertura do ‘Agosto Dourado’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais