Dando continuidade às ações emergenciais neste período chuvoso, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica os trabalhos de desobstrução de caixas coletoras em todas as zonas da capital. Nesta segunda-feira, 9/1, os serviços são realizados na rua Campina Grande, bairro Grande Vitória, zona Leste, após a equipe técnica ter identificado a obstrução na caixa, principalmente pelo acúmulo de lixo no local.
Um efetivo de 10 trabalhadores da Seminf realizou os serviços de manutenção na caixa coletora, seguindo um plano da ação preventiva. O fiscal da obra, engenheiro Édson Júnior, afirma que o maior problema vem de garrafas PETS e sacolas plásticas que são descartadas de forma irregular.
“Aqui encontramos diversas garrafas e sacolas plásticas que foram jogadas na rua e acabaram sendo arrastadas para dentro da caixa coletora, obstruindo e impedindo a passagem de águas pluviais, o que ocasiona alagamentos. Com o passar dos anos, esse material também acaba obstruindo as tubulações de drenagens, ocasionando erosões na via. Seguindo a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior, estamos nessa força-tarefa, especialmente nesse período chuvoso, realizando os serviços de desobstrução em todas as zonas da cidade”, afirmou o engenheiro.
Posteriormente, a rua Campina Grande receberá serviços de recuperação asfáltica em toda a sua extensão. A Prefeitura de Manaus orienta a população para que descarte o lixo de forma regular, de forma a evitar obstrução de caixas coletoras e redes de tubulação de drenagem, que provocam alagamentos e erosões nas vias.
Fotos – Divulgação / Seminf
Texto – Mariana Rocha / Seminf