Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Prefeitura de Manaus lança o terceiro guia de creche para auxiliar familiares em quarentena

Publicidade

Prefeitura de Manaus lançou nesta terça-feira, 20/4, o guia “Arte: as infâncias e as diferentes linguagens em contexto doméstico”, com orientações para as famílias das crianças matriculadas nas creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed), como forma de apoio durante o período de isolamento social, devido à pandemia da Covid-19. O evento foi realizado de forma on-line pelo YouTube, no canal da “Semed Educação Manaus”.

Esta é a terceira edição do guia, que foi desenvolvido pela Gerência de Creche (GEC) da Semed. O primeiro guia foi “Vivências de crianças saberes e familiares”; o segundo, “Vivências domésticas no arranjo curricular de creche”.

Publicidade

O lançamento contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre professores, pedagogos, gestores e assessores pedagógicos, além do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, que disse que o guia irá ajudar professores, alunos e familiares.

“Esse é um momento em que todos os especialistas da educação infantil da Semed apresentam para todos nós uma ferramenta que vai ajudar os professores e os familiares das crianças das nossas creches. Tenho certeza de que isso irá contribuir bastante para a evolução dessas crianças, melhorando ainda mais a qualidade do ensino na gestão do prefeito David Almeida. Eu, como pai, fui muito presente na vida dos meus filhos quando eram crianças e pude constatar que elas evoluem por meio da linguagem artística”, comentou o secretário de Educação.

De acordo com a gerente de Creches, Wissilene Brandão, o guia irá auxiliar professores e familiares na condução de brincadeiras e interações de bebês e crianças de até três anos.

“A ideia do guia surgiu em 2020, no início da pandemia, como uma forma de auxiliar e orientar os pais das crianças em casa. Cada creche tem autonomia para utilizar o guia da melhor maneira possível”, informou Wissilene.

Para a chefe da Divisão da Educação Infantil (DEI) da Semed, Ângela Almeida, o documento foi elaborado com toda dedicação.

“O que nós queremos é cada vez mais facilitar a interação entre as crianças, escola e família. A elaboração desse guia foi feita com muito carinho para que todos possam realmente utilizar nesse período de quarentena”, disse Ângela.

Orientações

O guia “Arte: as infâncias e as diferentes linguagens em contexto doméstico” é composto por diferentes tipos de linguagens artísticas como fotográfica, literária, teatral e poética, (uma arte de criar e imitar). Além de pinturas e esculturas, músicas e dança, para trabalhar a arte de identificar sons, movimentos e ritmos. Ainda faz parte da estrutura do Guia, a “Carta aos Papais e Mamães” de conversa sobre as sugestões de brincadeiras a serem realizadas e exploradas pelas crianças, de forma criativa e lúdica.

O guia também apresenta outras possibilidades de interações e brincadeiras entre a criança e a família e orienta que seja feito um registro dessas interações, interesses, reações e aprendizagens da criança, em espaços criados para a comunicação entre casa e unidade escolar.

— — —

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Asafe Augusto de Oliveira / Semed

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus realiza programação alusiva ao ‘Agosto Dourado’ nas creches municipais

elayne

Escolas do Amazonas são premiadas durante a Olimpíada de Matemática

elayne

McDonald’s abre vagas gratuitas para curso Desenvolvimento Sustentável em Foco

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais