Conexão Amazônica
CIDADES

Prefeitura de Manaus lança programação artístico-cultural para mulheres

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), preparou para o mês de março uma programação dedicada especialmente às mulheres. Com início na quinta-feira, 10/3, o “Arte e Cultura: de Mulher Pra Mulher”, vai apresentar, de forma híbrida, o trabalho de grandes mulheres da cena artístico-cultural da cidade, que também se destacam pela representatividade feminina. São elas: a atriz Isabela Catão; a chef de cozinha da etnia sateré-mawé, Clarinda Ramos; a artista plástica Monik Ventilari, e as intérpretes musicais Márcia Siqueira, Elisa Maia, Márcia Novo e Ellen Mendonça.

Com o mote “Arte e Cultura: de Mulher Pra Mulher”, as rodas de conversa abordarão a importância da trajetória de cineastas amazonenses no mercado audiovisual; a representatividade feminina nas artes visuais; a importância das mulheres na música manauara; e empreendedorismo gastronômico indígena. As atividades são limitadas a 20 pessoas presentes, por painel, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail da Diretoria de Cultura da Manauscult (cultura.manauscult@gmail.com). A programação será transmitida nas redes sociais da Fundação Municipal.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, o objetivo da ação é fortalecer o protagonismo e pioneirismo feminino, dando espaço para que elas usem suas vozes. “É importante que outras mulheres se percebam nessas artistas e encontrem coragem e inspiração suficientes para engajar e fortalecer ainda mais a cadeia cultural da nossa cidade. As mulheres têm um papel importante na sociedade e merecem lugar de destaque”, avaliou.

“Nossa missão é continuar exaltando as conquistas femininas e seus talentos, com ações que corroboram para pontuar, discutir e buscar soluções para as questões que ainda perpassam as suas jornadas”, ressaltou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

As atividades programadas contam com a parceria do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e do Programa Municipal de Formação Artístico Cultural (Promfac).

Dia Internacional da Mulher

Oficializado em 1975, o Dia Internacional da Mulher reconhece o histórico feminino pela busca de direitos, além de proporcionar visibilidade às lutas atuais e diárias. Apesar de ser comumente relacionado com um incêndio em Nova York, em 1911, que resultou na morte de mais de uma centena de mulheres, a data de 8 de março marca um protesto de mulheres operárias contra a fome e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), na Rússia.


PROGRAMAÇÃO

10 de março – Roda de Debate – Audiovisual

Evento híbrido – 20 vagas

O que é – Roda de debate para falar sobre a importância da trajetória de cineastas amazonenses no mercado audiovisual.

Mediadora – Monik Ventilari

Convidadas: Pâmela Eurídice venceu o edital Conexões Culturais 2019, da Prefeitura de Manaus, com o projeto “Olhar Feminino: O norte na Direção”.

Isabela Catão é atriz, participou de “O Barco e o Rio”, “Enterrado no Quintal”, “Terra Nova” e outros filmes. Ela tem ganhado reconhecimento em festivais nacionais pelo trabalho dela e está à frente da criação do Fórum do audiovisual do Amazonas voltado para mulheres.

Horário – 9h às 10h

Local – Centro de Arqueologia de Manaus

Transmissão pelo Facebook da Manauscult

11 de março – Painel virtual – Artes Visuais

O que é – Debate virtual sobre a representatividade feminina nas artes visuais de Manaus.

Convidada – Elene Rebelo, pesquisadora cultural e estudante de Artes visuais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Horário – 15h às 16h

Local – Instagram

Mediadora – Monik Ventilari

14 de março – Roda de Debate – Música

Evento híbrido – 20 vagas

O que é – Roda de debates a sobre a importância das mulheres na música manauara, as dificuldades e oportunidades do atual cenário local e nacional.

Mediadora – Ellen Mendonça

Convidadas – Márcia Siqueira, Elisa Maia, Márcia Novo.

Local – Centro de Arqueologia de Manaus

Horário – 16h às 17h

Transmissão pelo Facebook da Manauscult

18 de março – Painel virtual – Empreendedorismo Gastronômico indígena

O que é – Debate sobre empreendorismo gastronômico indígena em Manaus.

Mediadora – Monik Ventilari

Convidada – Clarinda Ramos, chef da etnia sateré-mawé do Biatüwi, pedagoga, mestra em antropologia social, chef de cozinha e co-fundadora da casa de comida indígena Biatüwi, em Manaus.

Local – Instagram

Horário – 15h às 16h

— — —

– Emanuelle Baires / Manauscult

Ilustrações – Divulgação/Manauscult

Publicidade

Leia mais

Motociclista é atropelado por ônibus que invadiu contramão em Manaus

elayne

Prefeitura inicia o processo de implantação de ‘Agenda Ambiental’ nos órgãos municipais

elayne

Prefeitura de Manaus realiza Feira Municipal de Matemática 2023

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais