Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Prefeitura de Manaus lança Sistema de Gestão de Contratos

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Unidade Gestora de Compras Municipais (UGCM), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), lançou, nesta sexta-feira, 17/5, o novo módulo do Sistema Compras Manaus – Gerenciamento Eletrônico de Contratos (Sigec). A solenidade aconteceu no auditório da Casa Militar, localizado na avenida Compensa, Vila da Prata, zona Oeste.

O novo módulo é integrado ao Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP), que tem o objetivo de modernizar o processo de contratações públicas no Brasil, refletindo os valores de transparência e eficiência promovidos pela Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, a Nova Lei de Licitações e Contratos.

Publicidade

“Estamos lançando o novo sistema de compras e contratos de toda a prefeitura. Ele traz inovações e mais transparência, seguindo a Lei de Transparência e Compliance que temos aplicado na gestão do prefeito David Almeida, além de ser totalmente integrado ao Sistema PMM”, ressaltou o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.

Trazendo uma interface mais acessível, novas rotinas de inserção de consulta e inserção de dados mais velozes e com novas funcionalidades, o projeto foi idealizado e desenvolvido pela equipe da UGCM e produzido pelo Departamento de Sistemas e Tecnologias da Informação da Semad (DSTI), com know-how próprio, no eixo denominado sistemas PMM, sem nenhum custo para os cofres públicos.

“Nós fizemos um novo sistema, atendendo a integração do PNCP e, principalmente, corrigindo problemas que o antigo apresentava como a emissão de relatórios e a lentidão no processamento. Com isso, ganhamos velocidade nos atendimentos da prefeitura”, explicou o diretor do DSTI/Semad, Paulo Ricardo Lima.  

O “Compras Manaus” é um sistema que atua no gerenciamento de aquisições em todas as modalidades de licitação previstas em lei e é composto por diversos módulos em sua estrutura, como a catalogação de materiais e serviços, catálogo de fornecedores, gerenciamento de processos licitatórios, banco de preços, registro de preços, entre outros.

Toda a cadeia de suprimentos passa pelos sistemas que compõem a UGCM, cujo papel se volta a propor estratégias e ações para eliminar ineficiências nas aquisições de produtos e bens, para todas as unidades administrativas do município.

“O novo projeto do Sigec foi idealizado pela UGCM, bem como a régua de negócios para implementá-lo, levando em consideração os requisitos que a nova lei traz, mas, também, as regulamentações internas da Prefeitura de Manaus. Portanto, esse novo sistema vai trazer ganhos para a sociedade e cumpre, de forma direta, as atividades finalísticas que a UGCM desenvolve”, informou o coordenador da Unidade, Ivan Correa.

Sobre a UGCM

Em 2020, a UGCM foi integrada à estrutura da Semad, para potencializar a gestão da cadeia de suprimentos e desburocratizar o fluxo processual, dinamizando assim as compras municipais da Prefeitura de Manaus, o que contribui diretamente no serviço público de atendimento ao cidadão.

O Sigec visa conferir maior transparência, racionalização e agilidade no controle dos gastos públicos e na gestão dos contratos celebrados pelo Poder Executivo, com a utilização de tecnologia da informação.

Texto – Juliana Maquiné e Sandra Monteiro/Semad

Fotos – João Viana/Semcom

Publicidade

Leia mais

Faculdades de Itacoatiara e Manacapuru recebem aprovação do MEC para abrir cursos de Enfermagem

Daly Ruiz

Jovem pega carro do pai para fazer assalto em Manaus

elayne

Prefeitura de Manaus fez 58 demolições administrativas em áreas públicas no quadrimestre

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais