Feiras, parcerias e oportunidades são algumas das ações que a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realiza para fomentar o trabalho dos artesãos da capital, ajudando a estimular a obtenção da renda própria para essa categoria. As atividades apresentaram bons resultados ao longo do mês de agosto, com 75 oportunidades de exposição e comercialização de produtos artesanais viabilizados pela secretaria.
Na primeira quinzena do mês, a Semtepi firmou parceria com a empresa Caloi, para estrear a Feira de Artesanato Itinerante, que também ocorreu no mesmo período nas empresas GBR e Philco, a qual foi considerada uma das maiores e mais movimentadas de agosto.
As exposições são voltadas para fins lucrativos e sociais com foco nas vendas de artigos dos artesãos, que se inscreveram e foram selecionados para participarem dessas ações. Ao todo, são mais de 700 artesãos cadastrados no sistema, que agrega um conjunto de oportunidades para valorizar o trabalho da categoria.
Para a aposentada Carmem Beça, 70, o artesanato é uma oportunidade de ganhar uma renda extra. Ela trabalha com produtos utilitários e de decoração como porta-retratos, caixas e enfeites de mesa, feitos principalmente de materiais reciclados. “Agradeço ao prefeito David Almeida que, por meio da Semtepi, cria oportunidades para os artesãos trabalharem e conseguirem uma renda extra”, comemora a artesã.
Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi
Fotos – Divulgação / Semtepi