Conexão Amazônica
DESTAQUESERVIÇOS

Prefeitura de Manaus oferta ações e serviços de saúde durante ‘Semana do Migrante’

Publicidade

Prefeitura de Manaus deu início à “Semana do Migrante”, nesta quarta-feira, 19/6, com ações de saúde e reforço na oferta de serviços da atenção básica, acolhimento e orientação para migrantes, refugiados e apátridas que vivem na capital. A programação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e segue até o próximo dia 26, marcando as ações da pasta referentes ao Dia Nacional do Migrante, celebrado nesta quarta, e aos dias mundiais do Refugiado (20 de junho) e do Migrante (25 de junho).

A agenda da semana terá atividades em todos os Distritos de Saúde da Semsa, Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural, com a oferta de serviços de triagem, consultas clínicas, agendamento de exames, atualização do cartão vacinal, orientações sobre saúde bucal, distribuição de kits odontológicos e de higiene, entre outros.

Publicidade

A programação inclui também rodas de conversa sobre temas como acolhimento humanizado aos migrantes e refugiados, direito de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), fluxos da rede de atenção primária à saúde, entre outras.

O objetivo da ação, conforme assinala o chefe da Divisão de Promoção de Equidade às Populações Vulneráveis da Semsa, Celso Cabral, é o de ampliar o acesso à atenção básica e fortalecer ações de prevenção e promoção da saúde voltadas à população migrante na capital.

“Mais do que ofertar ações e serviços, essa estratégia serve para acolher e informar essas pessoas, que muitas vezes não conhecem e não sabem como acessar os serviços de saúde disponíveis na rede de atenção primária do município”, aponta.

Com a “Semana do Migrante”, complementa Celso, a Semsa busca chamar a atenção da sociedade e dos próprios migrantes e refugiados que vivem em Manaus, para a importância do cuidado à saúde.

“A semana visa acolher e incluir o migrante no calendário de ações da saúde municipal, ofertando serviços importantes para esse público, como vacinação, acompanhamento de grávidas, pessoas com diabetes e hipertensão, além de questões relacionadas à saúde mental”, diz.

Atividades

Equipes técnicas de atenção e vigilância dos Disas da Semsa estão conduzindo as ações em diversas unidades de saúde da rede básica, além de comunidades da zona rural e espaços de apoio a migrantes.

No Disa Norte, as atividades nesta quarta-feira incluíram orientações sobre acesso à rede de saúde e de serviço social na Unidade de Saúde da Família (USF) Anna Barreto, no bairro Monte Sião, e a oferta de serviços de saúde, terapias integrativas e orientações em saúde na USF N-03, no bairro Cidade de Deus.

No Distrito Sul, equipes da USF Vicente Pallotti, na Praça 14, e USF Lourenço Borghi, no Japiim, apresentaram palestras aos usuários sobre o Estatuto do Refugiado, Lei nº 9.474/1997, entre outros temas, como parte da programação na área de abrangência do distrito.

Também nesta quarta-feira, equipes do Disa Oeste ofertaram consultas de enfermagem, atualização vacinal e orientações com profissionais de Odontologia, Psicologia e Assistência Social na Casa do Migrante Beato João Batista Scalabrini, no bairro Santo Antônio.

Outra das ações da “Semana do Migrante” no Disa Oeste será na sexta-feira, 21/6, com a oferta de serviços no Posto de Recepção e Apoio para Migrantes e Refugiados (PRA). Entre outros, serão ofertados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, coleta do exame preventivo e distribuição de kits odontológicos.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

Prefeitura lança programa ‘Viva Mindu’ para recuperação de ecossistemas urbanos de Manaus

elayne

Feira municipal Jardim dos Barés reabre suas portas com estrutura revitalizada e moderna

elayne

No Brasil, 4,5 milhões de crianças precisam de uma vaga em creche

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais