Prefeitura de Manaus orienta idosos de 70 anos ou mais para a importância da dose de reforço contra a Covid-19

Os idosos de 70 anos ou mais, da população geral, que tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há pelo menos seis meses, começaram a receber a dose de reforço nesta sexta-feira, 17/9. Para essa ampliação da campanha, com a inclusão da terceira dose, a Prefeitura de Manaus definiu 47 pontos de atendimento em toda a cidade. Nos locais também estão sendo disponibilizadas a primeira dose, para quem ainda não tenha ido se vacinar, e a segunda dose, para os que já estejam no prazo para concluir o esquema vacinal.

Durante a manhã, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, acompanhou a movimentação no ponto de vacinação que funciona no Studio 5 Centro de Convenções, na avenida General Rodrigo Otávio, zona Sul. “Temos locais de vacinação que irão funcionar até às 19h de hoje porque sabemos que muitos idosos precisam ser levados por algum familiar que, na maioria dos casos, trabalha. Sensível a isso, o prefeito David Almeida orientou que tivéssemos pontos com horário ampliado. Também teremos vacinação neste sábado, com o mesmo número de pontos, com funcionamento que pode chegar até às 18h. Precisamos que os idosos que estejam nesses critérios recebam esse reforço”, alertou.

Inicialmente, estão aptos a receber a terceira dose idosos que tenham completado o esquema vacinal até o dia 31 de março. De acordo com os registros da Semsa, 68,8 mil pessoas de 70 anos ou mais já completaram o esquema vacinal. A vacinação desse grupo em Manaus começou no dia 29 de janeiro (80 anos ou mais). Os da faixa de 70 anos ou mais, no dia 5 de fevereiro. Eles receberam o imunizante CoronaVac/Butantan, cujo intervalo entre doses é de 28 dias, já tendo, portanto, mais de seis meses desde que receberam a segunda dose.

 Adolescentes

Sobre a suspensão da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, a secretária Shádia informou que as discussões sobre o assunto não foram esgotadas. “Foi uma suspensão temporária, atendendo a uma orientação do Ministério da Saúde. Ainda na tarde de hoje, teremos reunião da Comissão Intergestores Bipartite, a CIB, da qual poderão sair novos direcionamentos”, informou.   

Desde que começou a vacinar esse público, no dia 13/8, os jovens com comorbidades, e no dia 14, os da população geral, receberam a primeira dose 170.282 adolescentes, o que corresponde a 71,8% do total estimado desse grupo.

Pfizer

A secretária Shádia Fraxe informou, ainda, que o Ministério da Saúde autorizou a redução do intervalo para a segunda dose do imunizante Pfizer/BioNTech para oito semanas. Desde o início da utilização dessa vacina, o MS orientou a aplicação da segunda dose com prazo de 84 dias. “Quem tiver tomado a vacina Pfizer deve consultar logo o Imuniza Manaus para conferir a nova data para fechar o esquema vacinal”, sugeriu.

A consulta à plataforma Imuniza Manaus é feita no link https://imuniza.manaus.am.gov.br.

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Fotos – Camila Batista / Semsa e João Viana / Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *