Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura de Manaus participa de ação para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

Publicidade

Prefeitura de Manaus participou, na manhã desta terça-feira, 22/11, de uma ação direcionada a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, no centro socioeducativo Dagmar Feitosa, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. A atividade foi promovida em conjunto pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e cinco entidades de assistência social da capital.

A ação sociorrecreativa foi um momento de culminância para celebrar as atividades realizadas ao longo deste ano pelas instituições envolvidas com o trabalho de ressocialização dos adolescentes assistidos pelas entidades. No caso da Semsa, o apoio se dá pela oferta de serviços de saúde como atendimento médico, testagem rápida para hepatites e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e atendimento odontológico, além de palestras sobre saúde mental.

Publicidade

A gerente de Ciclos de Vida da Semsa, Patrícia Rombaldi, destacou que a secretaria tem participado ativamente das ações interinstitucionais, com oferta de serviços e de ações de educação em saúde. Neste ano, os apoiadores do projeto Avançar, do qual a secretaria faz parte, decidiram realizar uma atividade abordando a importância de preservar a saúde mental.  

“Decidimos realizar um evento sociorrecreativo para os adolescentes, enfocando a importância das atividades físicas para promover a saúde mental. Foi um momento muito bonito, em que as experiências exitosas foram compartilhadas e em que a partida de futebol, aproveitando o momento da Copa do Mundo, deu o tom de celebração. Estamos muito comprometidos em fortalecer a Política Socioeducativa”, assinalou Patrícia.

A programação do evento contou com a exposição de trabalhos artísticos, apresentação de projetos de encaminhamento para o mercado de trabalho e incentivo para dar continuidade nos estudos.

O secretário-executivo de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc, Giovanni Miranda, destacou a importância das parcerias para apoiar os adolescentes que cumprem medidas não privativas de liberdade (liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade), política que é executada pelo município. “É muito bom poder celebrar o resultado do trabalho dos cinco centros socioeducativos, que vêm cumprindo bem a missão de ressocializar os adolescentes. A parceria está trazendo resultados muito bons”, acentuou.

A programação também teve a participação de Sandro Viana, atleta e medalhista olímpico, que destacou a importância da prática de esportes para ter preparo emocional e evitar ansiedade, angústia e outros estados emocionais que afetam a saúde.

“Destaquei para eles que o corpo precisa de movimento, trabalhar o corpo com atividades físicas é a melhor forma de evitar a depressão, por exemplo. E precisamos cuidar da saúde mental, levá-la a sério e nos preservar das emoções ruins”, destacou.

Dentre as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Adolescente em Regime de  Internação e Internação Provisória – Pnaisari, a qual o município de Manaus foi habilitado em 2014, está ação faz parte desta política, e anualmente, por meio do Grupo de Trabalho Intersetorial – GTI da Pnaisari.

Além de definir estratégias relacionadas à gestão das ações de saúde para os adolescentes, o GTI também planeja atividades que estimulem o protagonismo do adolescente privado de liberdade.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Elienai Emanuel / Semsa 

Publicidade

Leia mais

Prefeitura oferta 58 vagas de emprego nesta segunda-feira,19/4

elayne

Fátima Bernardes envia para Rodolffo livros antirracistas após ‘BBB21’: ‘Reflito dia a dia’

elayne

BNDES estrutura concessão do Forte de Copacabana, no Rio, e do zoológico do Exército, em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais