Conexão Amazônica
EMPREGOS e OPORTUNIDADES

Prefeitura de Manaus participa de curso sobre orientações do cultivo da pitaya

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), participou, a convite do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), de um “Dia de Campo”, onde obteve orientações técnicas sobre o cultivo da pitaya.

O evento aconteceu nesta sexta-feira, 10/2, na propriedade Toca da Pitaya, localizada no Km 23 da rodovia AM-010, no ramal Água Branca II, Km 1, zona rural de Manaus, que tem cerca de 120 mil pés da fruta.

Publicidade

De acordo com a diretora de Agricultura e Abastecimento da Semacc,  Meyb Seixas, o intuito do treinamento é capacitar a equipe técnica para que tenham conhecimentos para subsidiar os produtores rurais assistidos pela prefeitura.

“Primeiro quero agradecer ao convite do Idam, o ‘Dia de Campo’ está sendo muito bem aproveitado por nossa equipe técnica, a metodologia é prática, estamos em uma propriedade com a produção consolidada, isso nos dá segurança sobre as práticas e vamos aplicar em campo com nossos produtores que estão iniciando na produção da pitaya, fruta que caiu no gosto do consumidor amazonense, tem uma produção bem expressiva e a expectativa grande de crescimento do cultivo no agronegócio familiar ou de pequenos agricultores”, disse Meyb Seixas.

Segundo o engenheiro agrônomo e gerente de Capacitação e Metodologia do Idam, Pedro Chaves da Silva, a programação abordou o plantio, manejo e condução, colheita, pós-colheita e mercado consumidor. Ele ressaltou que as aulas práticas serão de grande importância para todos que estão envolvidos de alguma forma com a cultura da pitaya.

“Apesar de recente, a cultura da pitaya já é estudada pelos institutos de pesquisa brasileiros há algum tempo. Com a produção ganhando força, é hora de dividir conhecimentos e garantir essa nova opção para nossos agricultores”, apontou Pedro Chaves.

Segundo o empresário e proprietário da Toca da Pitaya, Cléber Medeiros, a fruta é uma cultura com excelente produtividade, em grandes ou pequenas propriedades, com bom valor de mercado.

“Estamos ansiosos por esse contato com os técnicos, pesquisadores e novos produtores. É uma oportunidade de mostrar nossa atividade e como fazer dar certo. Pitaya não é apenas bonita. É saborosa, nutritiva e rentável”, finalizou Cleber.

— — —

– Polyana Brelaz / Semacc

Fotos – Gildo Smith / Semacc

Publicidade

Leia mais

Sine Manaus oferta 271 vagas de emprego nesta quinta-feira, 16/1

elayne

O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 134 vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (5)).

elayne

Prefeitura e Unicef promovem oficina de combate ao racismo estrutural na infância

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais