Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Prefeitura de Manaus participa do evento “Registre-se” com emissão de declaração de nascido vivo

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que fará a emissão da 2ª Via da Declaração de Nascido Vivo (DNV) durante a participação no evento “Registre-se” (Semana Nacional do Registro Civil), que ocorrerá no período de 13 a 17 de maio, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

O serviço oferecido pela Semsa será exclusivo para emissão da 2ª Via da DNV de partos ocorridos na cidade de Manaus, direcionado especificamente para o público-alvo do evento “Registre-se”: povos indígenas, refugiados/migrantes e pessoas em situação de rua.

Publicidade

De acordo com a chefa da Divisão de Sistemas de Informação (DIVSINF/Semsa), Roxana Espinar, o “Registre-se” é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, por intermédio da Corregedoria Nacional, e conta com a oferta de serviços essenciais para a emissão de documentos civis básicos como a certidão de nascimento e outros.

“A Declaração de Nascido Vivo é o documento necessário para a emissão da Certidão de Nascimento, que é o documento base para o exercício da cidadania e permite que a criança tenha o acesso a direitos fundamentais incluindo a matrícula na rede de educação e o documento de identidade”, explica Roxana Espinar.

O atendimento para emissão da 2ª Via da DNV no “Registre-se” será feito no horário das 8h às 14h e os interessados devem apresentar documento de identidade (com foto) original da mãe e cartão de vacina da criança.  Caso a mãe não possa comparecer, a emissão da DNV será possível na presença do pai ou outro familiar que possa comprovar, por meio de documento de identidade, o parentesco com a mãe, incluindo a apresentação do documento original da mãe. Para a emissão do documento, não é necessário a presença da criança.

Serviço

A Declaração de Nascido Vivo (DNV) – documento padrão do Ministério da Saúde – permite a lavratura da Certidão de Nascimento pelos Cartórios de Registro Civil. Em Manaus, a Semsa, por meio da Divisão de Sistema de Informação, distribui e controla as DNVs que são repassadas para os estabelecimentos de saúde notificantes, como as maternidades e hospitais, sejam eles públicos ou privados, e cartórios, que fazem o preenchimento das informações das mães e do nascimento das crianças.

O documento deve ser preenchido em três vias com os dados da mãe e do parto, sendo que a primeira via é encaminhada à Semsa, a segunda para a mãe/pai e a terceira fica com a unidade notificante.

A via repassada para a mãe na maternidade, com as informações do documento de identidade da mãe, é a utilizada para o registro de nascimento das crianças no cartório. Porém, em alguns casos, a mãe não tem documento de identidade com foto na saída da maternidade.

“Nesses casos, ela pode retornar na maternidade munida do documento de identidade para recolher a DNV num período de 30 dias. Após o período de 30 dias, se a mãe não comparecer, o documento é encaminhado para a Divisão de Sistemas de Informação da Semsa, onde a mãe, pai ou familiar poderão recolher a DNV apresentando o documento original da mãe e cartão de vacina da criança. Mas, os familiares devem comprovar o parentesco com a mãe por meio de documento de identidade”, reforça Roxana.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

SEMSA – Secretaria Municipal de 

Publicidade

Leia mais

Termina hoje prazo para baixar e-Título, alerta TSE

elayne

Principais restrições do calendário eleitoral começam em julho

elayne

Serial killer mata arquiteto e jogadores correm contra o tempo para impedir outro assassinato

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais