Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura de Manaus promove ação de cidadania para pessoas em situação de rua

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) se uniram, nesta terça-feira, 11/7, para promover uma importante ação de cidadania voltada às pessoas em situação de rua na cidade. O objetivo da iniciativa é oferecer suporte e assistência integral a esse grupo vulnerável, visando melhorar suas condições de vida e promover sua inclusão social.

A ação conjunta aconteceu no Centro Pop, no bairro Petrópolis, zona Sul da cidade, e contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e as organizações Nacer e Desafio Jovem. A iniciativa buscou proporcionar acesso a serviços básicos, direitos e informações importantes para essas pessoas.

Publicidade

“Essa ação é primordial para eles. Hoje, no Centro Pop, estamos ofertando banho, massoterapia, atendimento clínico, vacinação, teste rápido, psicólogos, e também temos o apoio da Defensoria Pública com relação a processos, entre outros parceiros”, afirmou Emerson Rodrigues, coordenador do Centro Pop.

A ação também contou com a presença de profissionais da área jurídica, que ofereceram orientações legais, auxiliaram na regularização de documentos e encaminharam casos para a Defensoria Pública, a fim de garantir o acesso à Justiça e a defesa dos direitos desses cidadãos.

“Alinhado a um atendimento psicossocial e humanizado, também existe o trabalho da Defensoria, onde a gente se aproxima desse público que tem dificuldade em ter acesso à Defensoria por conta da situação em que eles vivem. Eles já não se sentem pertencentes, e não deveria ser assim. Estamos trabalhando para mudar essa realidade, para que eles entendam que a Defensoria é a casa deles também”, ressaltou a defensora pública, Stéfanie Sobral.

A iniciativa reflete o compromisso das organizações em combater a vulnerabilidade social e proporcionar condições dignas de vida para todos os cidadãos, adotando medidas que fortaleçam a promoção da cidadania e a garantia dos direitos fundamentais para aqueles que mais necessitam.

Roziane Menezes, coordenadora do Serviço de Abordagem Social Girassol, coordenado pelo Nacer, ressalta que o objetivo da ação é identificar e atender a demanda dos usuários, para que eles possam iniciar o processo de sair das ruas e mudar de vida.

“Estamos ofertando um banho solidário na nossa cabine com a entrega do kit de higiene e de roupas. Também estamos fornecendo a escuta emergencial com dois psicólogos e atendimento psicossocial com assistentes sociais para encaminhamento de possíveis necessidades e demandas. Com esses serviços a pessoa caminha para um grau de pertencimento e se reconhece novamente como cidadão”, explicou.

O cantor Robson Silva, de 48 anos, que é ex-morador de rua, foi um dos usuários que teve a sua realidade transformada por meio de ações sociais e destaca a importância dessas iniciativas.

“É muito importante esses serviços. Eu já precisei de documentos para poder exercer os meus direitos e consegui esses documentos por meio desses atendimentos. Assim eu consegui receber um auxílio, hoje eu moro alugado, em um kitnet, e consegui melhorar de vida”, afirmou.

— — —

– Jackeline Lima / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc

Publicidade

Leia mais

Rosa Weber encaminha à PGR pedido de investigação contra Bolsonaro e Queiroga

elayne

Sine Manaus oferta 42 vagas de emprego para esta quarta-feira, 11/11

elayne

Parceria entre a prefeitura e multinacional oferece visitação a museu sem sair de casa

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais