Conexão Amazônica
SAÚDE

Prefeitura de Manaus promove ‘Ação Solidária de Doação de Sangue’ em parceria com o Hemoam

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), promoveu, nesta terça-feira, 7/2, a “Ação Solidária de Doação de Sangue”, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). A ação aconteceu na Semad, localizada no bairro Vila da Prata, zona Oeste de Manaus.

A atividade resultou na doação de 61 bolsas de sangue, que vão atender até 244 pessoas. Os servidores passaram por uma triagem e fizeram a doação no ônibus do Hemoam, o “Vampirão”. O objetivo é estimular a solidariedade entre os servidores da Semad e demais secretarias envolvidas.

Publicidade

“Fazemos questão de estimular, entre os nossos servidores, as ações de solidariedade, aí incluída a doação de sangue, tanto que a prefeitura possui um quantitativo relevante de servidores que já são assíduos na doação. E como estamos nos aproximando dos festejos carnavalescos, é importante que o estoque do Hemoam esteja abastecido para o caso de alguma necessidade. Lembrando que atividades altruístas, sejam quais forem, liberam endorfina e reduzem o estresse”, destacou o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.

A Divisão de Serviço Social (DISS) da Semad planeja todas as ações sociais que irá realizar durante o ano, e a doação de sangue já faz parte desse calendário. “A doação de sangue acontece três vezes ao ano, em parceria com o Hemoam. A próxima será em junho e a última no mês de outubro, junto com a festa do Dia do Servidor. A mobilização acontece em todas as secretarias, para que todos possam participar”, afirmou a chefe da DISS, Lucia Vidal. O servidor, que promove esse ato de solidariedade salvando vidas, tem direito a dois dias de folga, após a doação.

Doação de sangue

Doar sangue é considerado um dos atos de solidariedade mais genuíno. Por meio dele, milhares de vidas são salvas. A doação de sangue é um processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões de sangue.

Para doar, é preciso:

  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Pesar, no mínimo, 50 quilos;
  • Estar saudável;
  • Estar bem alimentado e descansado;
  • Após o parto, as mulheres devem esperar para doar sangue – entre 90 dias (parto normal) e 180 dias (cesariana);
  • Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar 60;

Texto – Juliana Maquiné / Semad
Fotos – Thelson Souza/Semad

Publicidade

Leia mais

Hospital de Tefé recebe investimentos de mais de R$ 2 milhões em estrutura e equipamentos

elayne

Amazonas tem 532 casos do novo coronavírus

elayne

Unidades de saúde da prefeitura reforçam ações de prevenção do câncer do colo do útero no ‘Março Lilás’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais