A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), está promovendo um curso de Olericultura, para produtores rurais da comunidade do Jatuarana, no Baixo Amazonas, polo 7 da agricultura familiar. O curso atende a demanda encaminhada pela comunidade ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), que tem como presidente o secretário da Semacc, Wanderson Costa.
Segundo o gerente de Produção da secretaria, Felipe Marreiro, a proposta é fortalecer a cadeia produtiva na zona rural de Manaus. “Essa é uma determinação do prefeito David Almeida e do secretário Wanderson Costa, criar mecanismos e dar condições para que o produtor rural desenvolva produtos de qualidade, possibilitando a eles o incremento na geração de renda”, ressaltou o gerente de Produção da Semacc.
A comunidade do Jatuarana abriga quase cem famílias que sobrevivem da agricultura familiar e que buscam, por meio do curso, adquirir mais conhecimento sobre as técnicas de plantio e produção de hortaliças, como pepino, jerimum, couve, maxixe, melancia, cebola, cenoura, entre outras.
De acordo com Narciso Nunes, líder comunitário da comunidade Jatuarana, o maior benefício do curso é o conhecimento agregado. “Tem muito agricultor que quer plantar para melhorar a renda, mas não sabe como fazer. O curso vem ensinar não só como plantar, mas também como cuidar e colher e com isso, como melhorar sua renda”, afirmou o líder comunitário.
O curso de Olericultura, que tem a duração de três dias, é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Vinte produtores rurais estão participando do curso e receberão aulas práticas e teóricas.
“A gente espera que os agricultores possam aproveitar ao máximo as informações que estamos trazendo, para que tenham total compreensão sobre como adubar, plantar e colher as hortaliças, possam ter maior produtividade, levar os produtos para Manaus e, melhorando a qualidade, possam aumentar sua renda”, explicou Thiago Rafael, instrutor do Senar.
Os participantes vão ser certificados pelo Senar e estão sendo cadastrados pela equipe da Semacc, para receber kits de agricultura que incluem adubo, sementes, composto orgânico e bandeja para a confecção das mudas.
Texto – Dalva Andrade/Semacc
Fotos – Gildo Smith/Semacc