Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura de Manaus promove curso de Olericultura para produtores rurais da comunidade do Jatuarana

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), está promovendo um curso de Olericultura, para produtores rurais da comunidade do Jatuarana, no Baixo Amazonas, polo 7 da agricultura familiar. O curso atende a demanda encaminhada pela comunidade ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), que tem como presidente o secretário da Semacc, Wanderson Costa.

Segundo o gerente de Produção da secretaria, Felipe Marreiro, a proposta é fortalecer a cadeia produtiva na zona rural de Manaus. “Essa é uma determinação do prefeito David Almeida e do secretário Wanderson Costa, criar mecanismos e dar condições para que o produtor rural desenvolva produtos de qualidade, possibilitando a eles o incremento na geração de renda”, ressaltou o gerente de Produção da Semacc.

Publicidade

A comunidade do Jatuarana abriga quase cem famílias que sobrevivem da agricultura familiar e que buscam, por meio do curso, adquirir mais conhecimento sobre as técnicas de plantio e produção de hortaliças, como pepino, jerimum, couve, maxixe, melancia, cebola, cenoura, entre outras.

De acordo com Narciso Nunes, líder comunitário da comunidade Jatuarana, o maior benefício do curso é o conhecimento agregado. “Tem muito agricultor que quer plantar para melhorar a renda, mas não sabe como fazer. O curso vem ensinar não só como plantar, mas também como cuidar e colher e com isso, como melhorar sua renda”, afirmou o líder comunitário.  

O curso de Olericultura, que tem a duração de três dias, é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Vinte produtores rurais estão participando do curso e receberão aulas práticas e teóricas.

“A gente espera que os agricultores possam aproveitar ao máximo as informações que estamos trazendo, para que tenham total compreensão sobre como adubar, plantar e colher as hortaliças, possam ter maior produtividade, levar os produtos para Manaus e, melhorando a qualidade, possam aumentar sua renda”, explicou Thiago Rafael, instrutor do Senar.

Os participantes vão ser certificados pelo Senar e estão sendo cadastrados pela equipe da Semacc, para receber kits de agricultura que incluem adubo, sementes, composto orgânico e bandeja para a confecção das mudas.

Texto – Dalva Andrade/Semacc

Fotos – Gildo Smith/Semacc

Publicidade

Leia mais

R$ 200 milhões em criptomoedas podem ter causado mortes no PCC

elayne

Operação ‘Estiagem’ leva ajuda humanitária a 130 famílias de comunidades ribeirinhas do Puraquequara

elayne

Gratificação de cursos já beneficiou mais de 900 policiais militares

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais