Conexão Amazônica
ECONOMIA

Prefeitura de Manaus promove reunião de cooperativa de artesanato no Casarão da Inovação

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou uma reunião com artesãos, na manhã desta sexta-feira, 13/5, no Casarão da Inovação Cassina, Centro, para tratar sobre a consolidação de uma cooperativa da categoria.

Com a proposta de fomentar e incentivar a diversificação do mercado regional de artesanato, a cooperativa tem como objetivo gerar o expandir a comercialização de artesanato amazônico para o exterior, principalmente nas plataformas de vendas digitais.

Uma das pautas da cooperativa é o modelo o E-commerce – uma plataforma de exportação de mercadoria para outros países – que serve como contratação de representantes comerciais para atuar com vendedores do artesanato regional em um mercado nacional.

“Hoje nós temos feito um trabalho muito bom na parte de artesanato e economia criativa solidária. Conseguimos aumentar as vendas, o número de feiras, o quantitativo de pessoas que participam. Agora queremos conquistar o mercado nacional e internacional. Então, nós vamos colocar os artesãos cadastrados dentro de uma cooperativa, conforme incentivamos para entrarem em sites de venda e dentro de equipamentos turísticos que vão ser construídos pela prefeitura como, por exemplo, a Central de Artesanato da Ponta Negra”, salientou o subsecretário de Assuntos Operacionais da Semtepi, Gustavo Igrejas, sobre as tratativas para o funcionamento da cooperativa entre os artesãos.

De acordo com o diretor do Departamento de Economia Criativa e Solidária (Desc) da Semtepi, Sidnei Magalhães, a proposta também prevê a ampliação dos artesãos em todos os novos aparelhos criados pela prefeitura.

“A proposta é incentivar a criação da cooperativa, para que os artesãos atuem em conjunto em uma participação solidária. Nós temos alguns projetos de venda de produtos para os comércios nacional e internacional. A ideia é criar um E-commerce para que eles possam administrar suas comercializações. Então nada mais justo e cooperativo do que gerar renda nessa parte do artesanato e levar o artesanato da Amazônia para outros locais do Brasil e do mundo”, frisou Sidnei.

— — —

Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi

Foto – Divulgação / Semtepi

Publicidade

Leia mais

MANUTENÇÃO PREVENTIVA: Sistema Núcleo 23 passa por intervenção nesta terça-feira (4)

elayne

Caixa paga auxílio emergencial para pessoas do Bolsa Família

elayne

Cerca de 1,8 mi de contribuintes podem saber se caíram na malha fina

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais