Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Prefeitura de Manaus realiza ‘7º Encontro de Professores de Ensino Religioso’ da Semed

Publicidade

Com a temática “Místicas e espiritualidades na perspectiva do Currículo Escolar Municipal (CEM)“, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 31/5, o “7º Encontro de Professores de Ensino Religioso”, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento ocorreu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

O principal objetivo da ação é aprofundar os conhecimentos relativos à respectiva habilidade, presente no CEM, em relação ao componente curricular “ensino religioso”. Além disso, o encontro também foi propício para reconhecer e respeitar as práticas de comunicação com as diferentes manifestações e tradições religiosas, tendo como objetos de conhecimento a mística e a espiritualidade.

Publicidade

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) preconiza que o ensino religioso é um aspecto integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurando o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.

“Nesse encontro, os professores vão refletir a prática, trazemos informações mais inovadoras para compartilhar em sala de aula. E, a temática escolhida faz parte do currículo escolar municipal de Manaus. O ensino religioso é não confessional, significa que o educador não deve catequizar e evangelizar seus alunos, mas, sim, abranger a cultura religiosa. Então, na rede pública, essa matéria precisa respeitar as leis, como a Constituição Federal e a LDB”, esclareceu a  assessora pedagógica do componente Ensino Religioso na Divisão de Ensino Fundamental da Semed, Solange Oliveira. 

Experiências

Para o formador de ensino religioso da DDPM, Giordano Cássio, a atividade possibilita o debate sobre as vivências e finalidade do respectivo componente curricular.

“Então, queremos que os professores tenham um conhecimento maior da temática.  Além disso, é preciso conhecer mais sobre a realidade amazônica, que é para trabalhar esse tema ‘Místicas e Espiritualidades’ aqui na nossa região. Por isso, é importante o debate da temática”, detalhou.

Relatos

Entre os envolvidos no evento, estava o professor de ensino religioso dos anos finais, Jussinildo Ferreira. O educador trabalha nas escolas municipais Professora Dulcenides dos Santos Dias, Colônia Terra Nova, zona Norte; e Pintor Leonardo da Vinci, Nova Esperança, zona Centro-Oeste.

“Esse sétimo encontro é fundamental para a gente refletir e pensar sobre nossa atuação em sala de aula. Mística e espiritualidade perpassam todas as dimensões da vida humana. Essa é uma das características fundamentais do ser humano. Como trabalhamos com adolescentes, essa temática nos ajuda a vivenciar um pouco mais da nossa vida humana. Porque sem essa espiritualidade e sem esse raciocínio, voltado para o transcendente, nos tornamos somente um ‘ser’ na terra. A formação continuada é fundamental para o fazer pedagógico na sala de aula”, disse o educador sobre as perspectivas sobre o evento.

Atividades

No encontro, também houve diversas oficinas temáticas, além de Reiki, terapia integrativa em que o reikiano (ou mestre) estende as mãos sob algumas partes do corpo para canalizar a energia vital universal, com o objetivo de equilibrar o corpo e a mente, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e aplicado no Sistema Único de Saúde (SUS) e Apometria, um conjunto de práticas pseudocientíficas de tratamento espiritual.

— — —

– Andrew Ericles/ Semed

Fotos – Cleomir Santos/ Semed

Publicidade

Leia mais

UEA divulga inscrições para o Mestrado em Geografia

Daly Ruiz

Lista de espera do Sisu será divulgada segunda-feira

Daly Ruiz

Mais 6 mil alunos da Prefeitura de Manaus dos 5º e 9º anos participam do primeiro dia do Saeb

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais