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Prefeitura de Manaus realiza a Jornada Pedagógica com educadores das escolas municipais da zona Ribeirinha

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Gestores e professores das unidades de ensino do rio Negro, na zona ribeirinha, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram da Jornada Pedagógica, com o tema “A educação transforma vidas”, nesta segunda-feira, 6/1. O evento foi realizado no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira da secretaria, contando com a presença de assessores pedagógicos, administrativos e de infraestrutura da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural.

Entre as diversas temáticas abordadas na jornada, os educadores tiveram a oportunidade de aprender mais sobre documentação pedagógica, transição escolar da educação infantil ao ensino fundamental, narrativas docentes, formação continuada e acompanhamento familiar, além de programas e ações, entre outros assuntos.

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No total, participaram 29 diretores de escolas municipais da Ribeirinha e aproximadamente 200 professores, incluindo mais quatro escolas municipais indígenas localizadas na mesma zona geográfica. O objetivo do encontro foi socializar os trabalhos pedagógicos, administrativos e de infraestrutura, visando fornecer subsídios essenciais para o planejamento, a fim de garantir que os profissionais da educação da zona Ribeirinha possam atender seus alunos de forma eficaz, promovendo um ensino-aprendizagem de qualidade.

De acordo com a chefe da DDZ Rural, Rosa Denise, desde 2024, a Secretaria Municipal de Educação realiza esse encontro com os educadores para qualificar ainda mais o corpo docente, pois a meta é alcançar uma educação de qualidade.

“Essa jornada de 2025 fornecerá todos os subsídios essenciais para o nosso planejamento anual. Com isso, teremos melhores resultados, e a DDZ, assim como a Semed, tem se dedicado a isso desde 2024 e 2025. Estamos transmitindo essas informações para todos os diretores do rio Negro e para os professores que atuam nas escolas da região. Com isso, teremos ótimos resultados, sempre com a orientação da secretaria. Iniciamos o ano escolar no dia 2 de janeiro, mas o nosso ano letivo começa no dia 8 de janeiro. Precisamos estar preparados pedagogicamente”, completou.

Aprendizado

Com um total de 86 alunos, abrangendo desde a educação infantil até o 6º ao 9º ano do ensino fundamental, a Escola Municipal Paulo Freire, localizada na comunidade Agrovila, no Tarumã, foi uma das unidades de ensino que participou da programação. O diretor Paulo César destacou que a jornada é um momento único para todos os educadores.

“É uma oportunidade para refletir e colocar em prática tudo o que a secretaria tem desenvolvido com sucesso nos últimos anos. A jornada foi de extrema importância e teve um formato muito inovador, ou seja, foi um passo importante para o início do ano letivo. A secretaria sempre traz algo diferenciado e este ano não foi igual ao passado, mas ainda mais evolutivo, pois os índices do Saeb e os outros programas nos permitem consolidar mais algumas estruturas, como aditivos para repassar aos professores”, destacou.

Na sua terceira jornada pedagógica, o professor Matheus José Português, da Escola Municipal Indígena Aru Waimi, na comunidade Terra Preta, zona ribeirinha, ressaltou a importância do evento, pois os principais beneficiados serão os 50 alunos da educação infantil, do 1º ao 9º ano, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da etnia Baré.

“Temos essa troca de experiências no início do ano, conhecendo os projetos e interagindo com outras escolas também. Refletimos sobre como podemos trabalhar este ano com nossas disciplinas e pensar também de forma interdisciplinar. No caso da escola onde trabalho, pensamos em como alinhar isso às questões da educação escolar indígena, considerando a dinâmica da escola, que é uma instituição municipal indígena do povo Baré. São reflexões que levo desse encontro, ou seja, como podemos trabalhar em 2025, com foco na nossa disciplina e nas especificidades da educação indígena”, afirmou.

Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed

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