Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Prefeitura de Manaus realiza abertura do VIII Festival Olímpico da Educação Infantil da Semed

Publicidade

Com a temática “Jogando, brincando e interagindo no mundo da fantasia”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 18/5, a abertura do VIII Festival Olímpico da Educação Infantil. O evento ocorreu no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Melo Ferreira Almeida, no bairro Novo Aleixo, zona Norte da cidade.

 
O objetivo da ação, destinada a estudantes de 1 a 5 anos, é proporcionar atividades psicomotoras relacionadas ao conceito do “Olimpismo”, que valoriza a amizade, compreensão mútua, igualdade e a solidariedade, além de destacar a importância das brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças.

Publicidade


De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, as ações pedagógicas na rede de ensino seguem as orientações da Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), a qual determina que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social.


“Parabéns aos pais por incentivar os filhos nessa ação. As escolas da Semed são lugares mágicos, porque neles ocorrem a magia do saber, do conhecimento, do ser feliz, do respeito e cidadania. Trabalhamos sob a recomendação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo que um dos eixos é brincar para se conhecer. Essa é a gestão do prefeito David Almeida, que sempre procura fazer o melhor pelas nossas crianças”, compartilha.


A iniciativa pedagógica é coordenada pela Caravana da Educação Infantil, ação pedagógica com objetivo de desenvolver o trabalho psicomotor das crianças que estudam nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), com atividades lúdicas, conforme relatou a chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI), Cláudia Magalhães.


“A divisão de Educação Infantil conta com a caravana para estimularmos o desenvolvimento motor das crianças e também a fantasia, sempre segundo as diretrizes curriculares. Dessa forma, a gente orienta e assegura de que toda essa prática educativa seja desenvolvida com interações e brincadeiras”, disse.


Ludicidade

A temática deste ano leva em conta a perspectiva de que as crianças em fase de pré-escola são caracterizadas pelo desenvolvimento da imaginação e da fantasia. Nesse sentido, o universo da série de fantasia escrita pela autora britânica J. K. Rowling, “Harry Potter”, inspirou as ações do evento.


Estavam na atividade cerca de 200 crianças, representando cada Cmei e creche da rede, além de dez escolas mistas, totalizando 700 participantes. O estudante do 2° período, Allison Lucas Melo, de 6 anos, matriculado no Cmei participou da ação. A mãe dele, Aline Mello, assistente social, de 35 anos, aprovou o festival.

 
“Acho isso bem positivo, porque além de dinâmico, usa também a imaginação da criança. Estimula a criança no aprendizado a interação com outros alunos”, enfatizou.


Personagens conhecidos marcaram presença na ação, como o Alvo Dumbledore. O bruxo mais poderoso das histórias mágicas, enfatizou às crianças a importância de praticar a magia do respeito, amor e educação. Os professores da educação infantil e as crianças travaram uma luta épica contra aquele que não deve ser nomeado”, Lord Voldemort, considerado o vilão da série.


Com o feitiço “Expecto Patronum”, os estudantes venceram a batalha e compreenderam sobre os verdadeiros valores do bem e da amizade. Durante o evento, as crianças se divertiram com atividades esportivas e recreativas, como circuito de vassoura, arco e flecha, quadribol com balão, pulando as pedras do caminho e exercícios de coordenação motora.

— — —

 Andrew Ericles / Semed

Fotos – Mário Oliveira / Semed

Publicidade

Leia mais

Prefeito David Almeida regulamenta lei que institui Programa Orçamento na Escola

elayne

Prefeitura de Manaus realiza primeiro encontro com equipes pedagógicas para qualificar educação

elayne

Aprovados na UEA revelam os segredos que fizeram diferença para garantir a vaga

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais