Conexão Amazônica
SAÚDE

Prefeitura de Manaus realiza ações de testes rápidos e imunização alusivas ao ‘Fevereiro Roxo’

Publicidade

Como forma de priorizar a saúde do servidor, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em alusão à campanha “Fevereiro  Roxo”, realizou nesta terça-feira, 14/2, em tempo integral, uma ação destinada aos servidores da secretaria, extensivos também para os familiares, com testes rápidos e imunização. A programação foi no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, na sede da Semed, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, em parceria com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Este mês é dedicado ao combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) conhecido como “Fevereiro Roxo”, quando são intensificadas as orientações e cuidados na prevenção dessas infecções que são causadas por vários tipos de microrganismos como bactérias, vírus e outros parasitas. Na oportunidade, foram disponibilizados testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C e também vacinas para a Covid-19 (terceira e quarta doses), febre amarela, hepatite B e tétano. 

Publicidade

A gerente Wânia Braga, responsável pela Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS) da Semed, reforçou a importância da atividade para os servidores da sede.

“Como todos os anos, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, tem  a preocupação com a saúde do servidor, promovendo essas campanhas. O nosso prefeito David Almeid e a nossa secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, são motivadores dessas iniciativas realizadas constantemente”, salientou.

Para a enfermeira da Semsa, Celly Pinto, a ação é fundamental para as pessoas aproveitarem esse tempo e fazerem estes testes essenciais à saúde.

“A gente está aqui para oportunizar aos funcionários as doses das vacinas neste momento de Carnaval e os testes rápidos importantes no combate às doenças sexualmente transmissíveis. Montamos um verdadeiro paredão da saúde, no qual a pessoa faz o teste e recebe orientação”, completou.

Com 30 anos de Semed, a servidora Maziles Reis que trabalha na assessoria jurídica da sede, aproveitou a oportunidade para fazer todos os testes e tomar as vacinas disponibilizadas pela campanha.

“É muito importante participar desta ação, tendo em vista muitas vezes, como por exemplo, a hepatite C é uma doença silenciosa e se a pessoa não fizer o teste para comprovar se realmente tem, a pessoa fica sem fazer o tratamento adequado. Nos casos das outras vacinas de grande importância, se as pessoas vão viajar fora do estado ou para algum município, precisa ser vacinada contra a malária, tétano, enfim, a gente nunca sabe o que pode acontecer”, ressaltou.

— — —

– Paulo Rogério / Semed

Fotos – Mário Oliveira / Semed

Publicidade

Leia mais

Dia nacional de combate ao câncer infantojuvenil é lembrado neste sábado (23)

elayne

Vacina da UFMG pode ser usada como reforço

elayne

Urologista alerta risco de câncer de pênis no Amazonas  

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais