A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), com o intuito de organizar e regulamentar o comércio informal, realizou, nesta sexta-feira, 10/2, o cadastramento de cerca de 50 comerciantes informais no centro da capital que trabalham há anos sem orientação do poder público.
Acompanhando os cadastros, Wanderson Costa, titular da Semacc, disse que a iniciativa da gestão do prefeito David Almeida demonstra cada vez mais o compromisso em ordenar de forma pacífica o comércio informal da nossa capital. Segundo ele, a ação está sendo muito bem aceita por todos os vendedores que estiveram presente no cadastramento.
“A iniciativa da gestão do prefeito David Almeida é de grande valia. Esses comerciantes informais estavam há anos sem apoio e, vale ressaltar que, agora com a formalização, mais empregos serão gerados por meio desses novos 50 cadastrados. Nosso intuito é de crescer essa iniciativa nas outras zonas da capital”, concluiu Costa.
Já Roberto Bezerra, diretor do Departamento de Comércio Informal (Decin), informou que além do cadastro, os comerciantes irão se beneficiar com cursos de manipulação de alimentos para melhor atender seus clientes.
“Nossas equipes de fiscalização realizaram especificamente o cadastro de vendedores de café da manhã, que atuam na região central de Manaus. A ação aconteceu pacificamente no auditório Rio Negro, localizado na galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão, e muito em breve esses vendedores terão cursos para se capacitarem e melhor atender e servir os clientes”, explicou Bezerra.
Participando atentamente e satisfeito com o cadastro, o comerciante Marivaldo Freitas, que há 38 anos trabalha com café da manhã, na Matriz, ficou surpreso com o reordenamento e a regularização do seu comércio informal.
“Agradeço e parabenizo o prefeito David Almeida e o secretário Wanderson Costa pelo trabalho que ambos vem fazendo pelos comerciantes. É muito bom ter meu estabelecimento reconhecido, às vezes tinha medo de me tirarem daqui, estou há muitos anos trabalhando informalmente. A iniciativa me deu mais ânimo e sei que vou poder investir pois teremos incentivo”, comemorou Marivaldo.
— — —
Texto – Eduarda de Lima / Semacc
Fotos – Gildo Smith / Semacc