Prefeitura de Manaus realiza festa de Natal para crianças autistas

Prefeitura de Manaus, por meio do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), unidade gerenciada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quarta-feira, 22/12, uma grande festa para as crianças autistas atendidas no espaço. A “Chegada do Papai Noel Azul”.

“A ideia da chegada do Papai Noel Azul, foi justamente em relação a garantir que o natal dessas crianças fosse inclusivo. Como a cor azul é o símbolo do autismo, trouxemos o Papai Noel Azul para representar essa magia do Natal”, afirmou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

Durante a celebração foram feitas brincadeiras, entrega de brinquedos em parceria com o Fundo Manaus Solidária, momento de reconhecimento de servidores e pessoas que contribuíram com o trabalho do Eamaar ao longo do ano, lanches, além de entrega de cestas básicas aos familiares das crianças.

“Essa crianças não podem ir para o Natal da Ponta Negra ou Largo São Sebastião, porque tem muitas pessoas, além do barulho por ser movimentado, então criamos o “Natal da Inclusão” para nossas crianças autistas para que eles sintam-se inclusos”, destacou o diretor do Eamaar, Alexandre Mascarenhas.

Edineuza Coelho é mãe de Sabrina Brito, 10 anos, atendida pelo Eamaar desde 2016, e destacou a felicidade em ver a festa acontecendo e a felicidade pelas crianças terem sido lembradas e por terem um Papai Noel só deles.

“Estou achando a festa ótima, as crianças estão gostando, minha filha está tranquila aqui no evento. No Eamaar eles nos fazem sentir confiança e certeza que nossos filhos são capazes sim, de estarem no meio de pessoas e de terem uma festa legal só para eles”, finalizou.

O Eamaar possui cinco salas de atendimento, área de lazer com quadra poliesportiva, piscina, playground, além de consultório odontológico e clínico. O espaço conta com psicólogos, pediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, odontólogos, assistentes sociais e profissionais de educação física adaptada. Conta ainda com profissionais de educação como psicopedagogos, pedagogos e professores de educação especial.

O espaço fica localizado no bairro Alvorada II, zona Centro-Oeste. A unidade possui, atualmente, 4.380 crianças e adolescentes cadastrados.

O autismo é um transtorno que afeta o desenvolvimento da criança ou adolescente em três áreas: linguagem, interação e comportamento.

Texto – Fabiana Araújo / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *