Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura de Manaus realiza live com alunos da Educação de Jovens e Adultos

Publicidade

A Prefeitura de Manaus realizou, na noite desta terça-feira, 5/4, uma live com o tema “Escola e Cemasp: ampliando os horizontes na EJA”, para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), professores, gestores e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).  O evento foi organizado pela Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage), por meio do Centro Municipal Sociopsicopedagógico (Cemasp) e foi transmitido pelo canal Semed Educação Manaus, no YouTube, pelo link: https://youtu.be/ik1_OnJRTkA.

O objetivo foi incentivar a permanência dos estudantes da EJA na escola, por meio da articulação de saberes e conhecimentos para sua autorrealização pessoal e profissional, apresentando as possibilidades de construção de um futuro promissor.

Publicidade

Conforme a coordenadora-geral dos Cemasp, Karla Menezes, umas das estratégias da Semed para resgatar os alunos da EJA é promover eventos on-line, onde são trabalhados diversos temas e que contam com a presença de profissionais de diferentes áreas.

“A EJA tem uma realidade diferente no diurno, pois muitos estudantes tem o desafio de conciliar o trabalho e estudo. Outro fator está sendo o momento pandêmico que resultou na desmotivação, na quebra de rotina das aulas e, por esse motivo, o Cemasp tem buscado promover ações educativas como essa de hoje, que auxiliam na permanência do aluno da EJA no ambiente escolar”, informou Karla.

A ação contou com música especial e sorteios de brindes. Durante a live, os alunos puderam interagir com o palestrante e convidados via chat.

O representante do Centro de Integração Empresa- Escola (CIEE), Cláudio Ferreira, foi o palestrante convidado para trabalhar a temática em questão. “Esse evento é uma boa oportunidade de aperfeiçoar seu perfil profissional e desenvolver diferenciais competitivos para o mercado de trabalho”, enfatizou.

Relato

Durante a live, o convidado Eliézio Dutra, que é ex-aluno da EJA, fez um relato de sua experiência, de sua superação de vida a partir do ingresso na Educação de Jovens e Adultos. Eliézio veio do município de Canutama, aos 17 anos, com o objetivo de estudar de estudar em Manaus. Aos 36 começou o curso de Pedagogia, aos 45 anos passou no concurso da Semed para pedagogo, e aos 49 passou em outro concurso do órgão como professor. Atualmente, cursa o 5º período de Direito.

“A EJA para mim foi além de uma modalidade de ensino. Eu a vejo como escola de vida, porque ela vai além dos conteúdos curriculares e disciplinares. Ela trouxe para minha vida realizações culturais, financeiras, pessoais e familiares. Foi uma janela de transformação, porque até então eu comecei a ter uma outra leitura de vida, consegui realizar sonhos e aprovações em concursos da Semed”, enfatizou.

Cemasp

O Cemasp atende a EJA noturno, por meio de assessores que viabilizam as atividades durante a semana, desenvolvendo teleações socioeducativas como: palestras, oficinas temáticas, teleassessoramento, disponibilização de folder informativo sobre atendimento psicossocial, roda de conversas, escuta psicológica, elaboração de vídeos e folhetos com temáticas e telerresgate.

Fotos – Mario Oliveira / Semed

 Emerson Santos / Semed

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus prepara entrega de registros de imóveis para comunidades no Jorge Teixeira

elayne

Prefeitura garante desconto de R$ 0,48 na nova tarifa do Zona Azul

elayne

Prefeitura realiza curso para modernizar fiscalização de transporte

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais