A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza, nesta sexta-feira, 3/3, a limpeza e desobstrução da tubulação da rede de drenagem profunda da avenida Timbiras, bairro Cidade Nova, zona Norte.
No local, há uma linha tripla de tubulação, responsável por canalizar as águas do igarapé, que passa sob a avenida Governador José Lindoso. A poluição no leito obstruiu as tubulações e corroborou para as inundações.
A equipe trabalha, de forma preventiva, para garantir a vazão correta das águas do igarapé, sendo fundamental manter as redes de drenagem profunda sem obstruções e sem acúmulo de lixo.
O descarte irregular de lixo é responsável por 40% das obstruções e rompimento das redes de drenagem na cidade, fator preponderante para os alagamentos nos bairros, é o que aponta o relatório mensal, divulgado, em janeiro, pelo departamento de Manutenção e Infraestrutura Urbana da Seminf.
Conforme Érico Braga, engenheiro responsável pelo serviço, o lixo descartado irregularmente causa estragos sem precedentes. “Iniciamos o trabalho e já encontramos de tudo aqui, até um sofá foi retirado da tubulação. Uma rede de drenagem como essa, obstruída, poderia gerar muitos transtornos à população e até comprometer a via, pois o lixo se amontoa e acaba fechando as entradas das galerias, provocando o rompimento e o desanelamento dos tubos. A consequência é um processo erosivo e, posteriormente, o afundamento da via”, explicou o engenheiro.
A prefeitura, por meio dos Distritos de Obras da Seminf, mantém equipes de limpeza e desobstrução em todas as zonas da cidade.
— — —
– Valesca Martins/Seminf
Fotos – Divulgação/Seminf