Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Prefeitura de Manaus realiza novo mutirão e alcança marca inédita de inserção de DIU

Publicidade

A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, promoveu no último sábado, 16/3, um novo mutirão para a inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU). Com a ação, que contou com a implantação de 68 novos dispositivos, a unidade alcançou a marca inédita zerando a fila de pacientes que aguardavam a colocação do DIU, que representava, em média, uma espera de 4 meses.

“É um grande compromisso da gestão municipal garantir o cuidado integral com a saúde das mulheres e esse resultado, alcançado no mês em que celebramos o Dia Internacional das Mulheres, é apenas mais um indicativo dos nossos esforços para ampliar o acesso aos métodos contraceptivos, aumentando, consequentemente, a autonomia feminina em relação ao planejamento de suas vidas reprodutivas”, avaliou o subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho.

Publicidade

Considerado um dos mais seguros métodos contraceptivos, o DIU tem 99,3% de eficácia comprovada e sua colocação é oferecida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em 13 unidades da Rede de Atenção Primária à Saúde, por meio do Programa de Planejamento Familiar. O programa presta orientações e acesso aos meios, métodos e técnicas que ajudam tanto na concepção quanto na contracepção.

Além do DIU, a Semsa também oferta anticoncepcionais injetáveis e orais, preservativos internos (feminino) e externos (masculinos) com o objetivo de reduzir a morbimortalidade materna, infantil e fetal, ao possibilitar uma gravidez saudável e planejada.

Desde o primeiro mutirão realizado pela MMT, em março de 2022, foram 558 dispositivos inseridos em nove edições, sempre aos sábados. Uma das ações, inclusive, teve como público-alvo mulheres moradoras da comunidade indígena Parque das Tribos, no Tarumã-Açu, na zona Oeste de Manaus. 

“O DIU é um método anticoncepcional excelente, com elevada eficácia, poucos efeitos colaterais e adversos e durabilidade de até 10 anos, indicado, principalmente, para pacientes com contraindicações ao uso da pílula hormonal ou com risco de trombose, mas que também é excelente para aquelas mulheres que normalmente se esquecem de tomar o anticoncepcional oral (pílula)”, explicou a enfermeira obstetra e diretora da MMT, Núbia Cruz.

Para ter acesso ao DIU a usuária deve ir a uma das unidades de referência, onde passará por um processo que inclui acolhimento e consultas com profissionais de enfermagem e assistentes sociais, que esclarecerão dúvidas e darão as orientações necessárias. Concluída esta etapa, a usuária é encaminhada para atendimento e avaliações médicas, a fim de se verificar se está apta para receber o dispositivo.

Unidades da Semsa que ofertam o DIU:

Zona Norte

USF Áugias Gadelha – Rua A, conjunto Ribeiro Junior, Cidade Nova

USF Frei Valério Di Carlo – Rua Rufino de Elizade, Novo Israel

Zona Sul

USF Megumo Kado – Rua Inocêncio de Araújo, 51, Educandos (o procedimento está sendo ofertado no Conselho Comunitário do Bairro de Educandos, enquanto a unidade está em obras)

USF José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, Chapada

USF Teodomiro Garrido – Rua São José, Colônia Oliveira Machado

USF Theomário Pinto da Costa – Rua Nazareth Mesquita s/n, Parque 10 de Novembro

Zona Leste

USF Dr. José Avelino Pereira- Rua Cravinho, s/nº, João Paulo

Clínica de Saúde da Família Fábio Couto do Valle: Avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, Jorge Teixeira

Zona Oeste

USF Ajuricaba – Avenida Leste, conjunto Ajuricaba, Alvorada

USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, Glória

USF Bairro da Paz – Avenida Esperança, 51, Bairro da Paz

Ambulatório da Maternidade Moura Tapajóz – Avenida Brasil, 1.335, Compensa

Zona Rural

USFR São Pedro, km 35 da AM-010, bairro Novo Israel

Texto – Marcella Normando / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

Mulher que recebeu coração de Eloá morre de covid-19

elayne

Cinco sinais de mastigação errada: dentista alerta como identificar e corrigir o problema

elayne

Em Manaus, Queiroga pede à população que complete vacinação contra Covid

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais