Prefeitura de Manaus realiza operações ‘Nosso Centro’ e ‘Orla Mais Segura’ no Centro Histórico

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), realizou na manhã desta quarta-feira, 27/4, a segunda edição da operação “Nosso Centro” e a terceira edição da operação “Orla Mais Segura”, nas avenidas Lourenço Braga, Eduardo Ribeiro, Sete de Setembro e adjacências, no Centro Histórico.

A operação “Orla Mais Segura” tem o objetivo de retirar os ambulantes invasores do entorno das feiras Manaus Moderna e da Banana, e do mercado municipal Adolpho Lisboa, promovendo, ainda, o ordenamento do trânsito na área, a limpeza das vias, recuperação de estruturas, além da remoção de lixo e entulho dos locais.

De acordo com o secretário da Semacc, Wanderson Costa, a determinação do prefeito David Almeida é que a orla esteja sempre limpa e segura para a população de Manaus, resguardando o livre acesso de clientes às duas feiras e ao mercadão.

“Existe aqui nessa área um grande fluxo de ambulantes irregulares e nós estamos com cerca de 120 servidores para manter essa orla mais segura para a população de Manaus, com isso estamos fazendo uma gestão mais segura e mais presente nesse local, que é um espaço para a população acessar livremente, principalmente a família e o turista, para que tenham segurança nessa área”, explicou Wanderson Costa.

Presente à ação, a equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), atuou na orientação de lojistas, garantindo o que determina o Código de Posturas do município.

“Precisamos manter a desobstrução das calçadas, alertar os comerciantes que colocam mercadorias expostas para fora das lojas, na calçada, prejudicando a acessibilidade do pedestre. Precisamos manter a desobstrução dos logradouros”, destacou Alder Cunha, da equipe de fiscalização do Implurb.

Além da Semacc e Implurb, as duas operações também contaram com o apoio das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), de Limpeza Urbana (Semulsp), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Guarda Municipal e Polícia Militar do Amazonas.

A chefe de Média Complexidade da Semasc, Maria Helena, explicou que a secretaria busca identificar e encaminhar casos de pessoas em situação de risco social.

“A gente atua no sentido de poder garantir o direito dessa população que em algum momento possa estar em situação de risco social ou pessoal”, explicou Maria Helena.

A operação “Orla Mais Segura” teve início às 5h da manhã, na avenida Manaus Moderna e entorno e a operação “Nosso Centro” aconteceu em seguida, na avenida Eduardo Ribeiro e ruas 24 de Maio, Saldanha Marinho, Rui Barbosa e praça da Polícia.

Segundo o secretário Wanderson  Costa, a fiscalização vai continuar. Além da abordagem aos ambulantes que atuam de forma ilegal nessa área da cidade, o objetivo das operações também era encaminhar os imigrantes para a rua Rocha dos Santos, espaço destinado especificamente a eles, onde podem trabalhar de forma mais organizada.

“Nós estamos orientando os imigrantes que estão atuando de forma irregular aqui no Centro, para que eles procurem a secretaria e se regularizem, a fim de que consigam trabalhar de forma segura na rua Rocha dos Santos e para que possamos ter um controle mais efetivo sobre a atividade deles”, esclareceu o secretário Wanderson Costa.

O comerciante Michel Harison fez questão de parar a equipe da Semacc para falar das mudanças que as ações vêm proporcionando em toda a avenida Lourenço Braga e entorno.

“Eu digo para vocês que a orla da feira Manaus Moderna agora faz parte do meu trabalho e com toda a certeza é visível as melhorias que vemos no dia a dia, no trânsito, na limpeza. A organização a cada dia vem avançando, transmitam por favor, meus parabéns ao nosso prefeito David Almeida, a toda essa equipe que vem trabalhando arduamente em prol da nossa melhoria, da melhoria do Centro e, é claro, da melhoria dos feirantes também, parabéns a todos”, finalizou o comerciante.

— — —

– Dalva Andrade / Semacc

Fotos – Antônio Pereira / Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *